Programa

Estratégia Empresarial e Avaliação de Projectos

Mestrado Bolonha em Engenharia Alimentar

Programa

1. Conceitos de estratégia e novos negócios. 2. A metodologia “lean”: desenvolvimento ágil, construção e validação de hipóteses, tela da proposta de valor, produto mínimo viável. 3. Desenvolvimento de clientes: product market fit; descobrir, validar e criar clientes; desenvolver o negócio. 4. Tela do modelo de negócios: proposta de valor, segmento de clientes, canais de distribuição, relações com os clientes, fluxos de rendimentos, parceiros-chave, recursos-chave, atividades-chave, estrutura de custos. 5. Introdução à avaliação de projetos. 6. Cálculo financeiro: juro simples e composto, rendas, fator de reposição de capital. 7. Avaliação de projetos: plano e mapa de investimentos, plano e conta de exploração, plano de financiamento 8. Análise de investimentos: cash-flows, sistemas de preços, análise de rentabilidade, taxa de atualização, análise com financiamento, rentabilidade dos capitais próprios e viabilidade financeira, risco e análise de sensibilidade. 9. Tópicos complementares