Sumários

Avaliação - Projecto

17 Dezembro 2018, 16:00 Elisabete Tavares Lacerda de Figueiredo

Apresentação e discussão dos projectos efectuados ao longo do semestre.


A UTILIZAÇÃO DE FEROMONAS EM ESTRATÉGIAS DE PROTECÇÃO INTEGRADA

12 Novembro 2018, 16:00 José Carlos Franco Santos Silva

Exemplos de aplicação em Portugal; utilização de feromonas em tácticas de protecção biológica: o parasitóide  Anagyrus sp. próx.  pseudococci e a feromona da cochonilha-algodão da vinha,  Planococcus ficus, como caso de estudo.


A UTILIZAÇÃO DE FEROMONAS EM ESTRATÉGIAS DE PROTECÇÃO INTEGRADA:

12 Novembro 2018, 14:00 José Carlos Franco Santos Silva

Definição de semioquímicos; feromonas e aleloquímicos; tipos de feromonas e de aleloquímicos; aplicações; monitorização: detecção, quantificação, curva de voo, factores que influenciam as capturas; captura em massa; atracção e morte; esterilização química; confusão sexual: princípio, objectivo, mecanismos, vantagens e desvantagens, factores que afectam a eficácia, o conceito de área abrangente e metapopulação


Protecção biológica (cont. aula anterior).

22 Outubro 2018, 16:00 Elisabete Tavares Lacerda de Figueiredo

Protecção biológica de conservação  - como fomentar: solo, hospedeiros alternativos, papel das adventícias, fornecimento de alimento, infraestruturas ecológicas, "open rearing units" ou plantas repositório, adaptação de espécies autóctones a novas pragas, selecção dos meios de protecção.

Tratamento biológico: seleção das espécies a largar, zoofitofagia, relações tritróficas, taxas de largada, controle de qualidade.

Conceito de biopesticida na EU. Biopesticidas (pesticidas microbiológicos) homologados na EU e em Portugal.

Bacillus thuringiensis (Bt) : classificação, toxinas, grupos de insectos alvo em função da subespécie de Bt, especificidade, eficácia em taxa não Insecta, processo de infecção, sintomatologia. Utilização de Bt em agricultura e florestas: vantagens, limitações, exemplos.

Baculovírus: caracterização, especificidade, sintomatologia, processo de infecção. Utilização de baculovírus em agricultura e florestas: vantagens, limitações, exemplos. Utilização de baculovírus na Península Ibérica: CpGV, SeNPV e HaNPV.

Resistência a insecticidas microbiológicos: resistência a Bt e a CpGV.
Breve referência a outros insecticidas microbiológicos.


Protecção biológica

22 Outubro 2018, 14:00 Elisabete Tavares Lacerda de Figueiredo

Conceitos: protecção biológica; modalidades de protecção biológica (protecção biológica clássica, conservação, tratamento biológico - inundativo, inoculativo, aumentativo); agentes de protecção biológica (APB) (predadores, parasitóides, entomopatógenios); APB generalistas e especialistas. Exemplos.
Infraestruturas ecológicas e protecção biológica de conservação. Inflluência no sucesso da protecção biológica.
Riqueza faunistica do Mediterrâneo em APB. Exemplos.
Riscos e limitações da protecção biológica (competição de APB largados com espécies/genótipos autóctones, adaptação dos APB ao ecossistema, controle de qualidade dos APB comercializados; fitofagia).

Relações tritróficas e protecção biológica - interacções interespecífícas predador e espécies fitófagas - presas ou não;  mediação por compostos de defesa das plantas; outroa actores não APB nem fitófagos potencialmente intervenientes no sistema.