Sumários

Protecção biológica - 1

14 Outubro 2019, 14:00 Elisabete Tavares Lacerda de Figueiredo

Conceitos: protecção biológica; modalidades de protecção biológica (protecção biológica clássica, conservação, tratamento biológico  largadas inundativas e  inoculativas); agentes de protecção biológica (APB) (predadores, parasitóides, entomopatógenios); APB generalistas e especialistas. Exemplos.
Infraestruturas ecológicas e protecção biológica de conservação. Inflluência no sucesso da protecção biológica.
Riqueza faunistica do Mediterrâneo em APB. Exemplos.
Riscos e limitações da protecção biológica (competição de APB largados com espécies/genótipos autóctones, adaptação dos APB ao ecossistema, controle de qualidade dos APB comercializados; fitofagia).
Relações tritróficas e protecção biológica - interacções interespecífícas predador e espécies fitófagas - presas ou não; mediação por compostos de defesa das plantas;outroa actores não APB nem fitófagos potencialmente intervenientes no sistema.


MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO EM ESTRATÉGIAS DE PROTECÇÃO INTEGRADA

30 Setembro 2019, 16:00 José Carlos Franco Santos Silva

Tipos de estratégias e de tácticas; tipos de estratégias e tácticas a adoptar, em função do estatuto de inimigo da cultura (potencial, ocasional, chave), exemplos; níveis de integração. 


MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO EM ESTRATÉGIAS DE PROTECÇÃO INTEGRADA

30 Setembro 2019, 14:00 José Carlos Franco Santos Silva

Os conceitos de estrago, perda, prejuízo, limiar de perda, limiar de rendibilidade; factores que influenciam a resposta da plantas aos estragos; função produção e intensidade dos estragos; tipos de funções de produção; caracterização das diferentes partes da função de produção; noção de tolerância e tomada de decisão – as questões se? quando? e como?; nível prejudicial de ataque (NPA), nível económico de ataque (NEA), estratégia e táctica; modelo geral de NPA; estádios evolutivos da utilização do NEA;  


Estimativa do risco

23 Setembro 2019, 16:00 Elisabete Tavares Lacerda de Figueiredo

Estimativa do risco contra pragas.
Padrão espacial de distribuição da população de pragas: uniforme, ao acaso, agregado. Índice de agregação.
Amostragens de dimensão fixa, estratificada e sequencial. Exemplos de aplicação prática em protecção de plantas. Estimativa da população e classificação -  implicações na dimensão da amostra.
Factores de nocividade. Exemplos práticos.
Relação entre metodologia de estimativa do risco e nível económico de ataque.


Estimativa do risco

23 Setembro 2019, 14:00 Elisabete Tavares Lacerda de Figueiredo

Estimativa do risco (ER) e tipos de meios de protecção (profilácticos/indirectos vs curativos/directos). Exemplos de não aplicabilidade da ER em protecção integrada - meios de protecção profilácticos.
Componentes da ER: período de risco, avaliação da intensidade de ataque, factores de nocividade. Definição do período de risco. Exemplos.
Avaliação qualitativa (factores de nocividade) e quantitativa da intensidade de ataque.
Amostragem: tipos de estimativa. Definição de programa de amostragem; exemplos. Técnicas de amostragem directa e indirecta.
Estimativa do risco contra pragas. Armadilhas de atracção (fototrópicas, cromotrópicas, alimentares, de feromona - sexual, agregação) e de intercepção (cintas e pitfall). Exemplos de aplicação.
Estimativa do risco contra doenças e infestantes. Exemplos.