FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO
AVISOS sobre provas de avaliação:
- O único equipamento eletrónico permitido nas provas de avaliação é a calculadora não gráfica. É proibido utilizar qualquer outro equipamento eletrónico (como calculadora gráfica e telemóvel) nas provas de avaliação. O estudante que tenha acessível qualquer equipamento ou material não autorizado fica sujeito à anulação da prova e participação aos Órgãos competentes. Aplicam-se as sanções previstas no Regulamento disciplinar dos estudantes da Universidade de Lisboa.
- No dia da prova o estudante deve ser portador de um documento de identificação com fotografia.
- A inscrição em cada prova (Teste ou Exame) é obrigatória para os estudantes que pretendem realizar a prova. A inscrição é feita no portal Fenix.
Caso já se tenha inscrito e decida não realizar uma prova, deve anular a inscrição durante o período de inscrições. - Eventuais classificações obtidas em qualquer modalidade em
anos letivos anteriores não são contabilizadas no ano letivo corrente.
- As classificações e enunciados das provas só estão disponíveis após validação no Fenix.
.............................................................................................
Frequência
É condição necessária para a obtenção de frequência a presença a pelo menos 20 aulas práticas.
.............................................................................................
Questionários nas aulas Práticas
Q1 | 17, 18, 19 de setembro (Estatística descritiva univariada)
.............................................................................................
Testes
Para os estudantes que comparecerem a 20 ou mais aulas práticas, a classificação final F é a melhor das duas notas: T ou 0.75T+0.25Q
F = max{T, 0.75*T+0.25Q}
Exames
A cotação de cada exame é 20 valores.
Para obter aprovação, usando a nota dos questionários, é necessário pelo menos 8.0 no Exame.
A contribuição da nota do exame para a nota final é E igual à nota do Exame com 1 casa decimal (desde que nota ≥8.0).
Para os estudantes que comparecerem a 20 ou mais aulas práticas, a classificação final é a melhor das duas notas: E ou 0.75E+0.25Q
F = max{E, 0.75*E+0.25Q}

.............................................................................................
Datas, enunciados e classificações dos Testes e Exames
1ª Teste (14 Novembro, sexta feira, 18h-20h) | Inscrições entre 7 e 12 de novembro | Enunciado | Soluções | Classificações | Os testes podem ser consultados ... na sala de entrada do Edifício Prof.
Sertório do Monte Pereira.
2º Teste (8 Janeiro, quinta feira, 14h) | Inscrições entre 1 e 6 de janeiro | Enunciado | Soluções | Classificações | Os testes podem ser consultados ... na sala de entrada do Edifício Prof. Sertório do Monte Pereira.
1ª chamada de Exame (8 Janeiro, quinta feira, 14h) | Inscrições entre 1 e 6 de janeiro | Enunciado | Soluções | Classificações | Os exames podem ser consultados ... na sala de entrada do Edifício Prof. Sertório do Monte Pereira.
Época Especial S2 ( ) | Esta época destina-se exclusivamente a estudantes com estatuto validado pela Divisão Académica | Classificações
.............................................................................................
Provas Orais
1. Oral obrigatória. Caso surjam dúvidas durante a correção de uma prova escrita,
o estudante é convocado para uma prova oral presencial para prestar
esclarecimentos sobre a resolução apresentada.
A decisão da realização de prova oral é comunicada ao estudante aquando da divulgação das classificações da prova escrita que suscitou dúvidas. A prova oral é agendada para 48 horas após a divulgação. Caso não possa comparecer, por sobreposição com outra prova, deve avisar o docente responsável e entregar comprovativo de presença nessa prova. A prova oral será reagendada para uma data da época de avaliações.
Em caso de não comparência, dependendo da natureza da dúvida, ou se considera Falta ou se anula a prova. Nesse último caso, dá-se conhecimento aos Orgãos competentes para que se apliquem as devidas sanções.
2. Oral facultativa para alunos que tenham
obtido uma nota final (F) superior a 17
valores. Em caso de não comparência à oral a classificação final será de
17 valores. A nota final nunca é inferior a 17 valores.
.............................................................................................
Antes de perguntar, leia
-
Apenas quem tiver 8.0 ou mais valores no 1º Teste e Frequência pode comparecer ao 2º Teste.
Qualquer aluno pode comparecer à 1ª chamada de Exame, quer tenha ou não realizado o 1º Teste, desde que tenha Frequência.
Qualquer aluno pode optar por não comparecer aos Testes ou à 1ª chamada de Exame, submetendo-se apenas à avaliação na 2ª chamada, desde que tenha Frequência.
Qualquer aluno não aprovado por Testes ou na 1ª chamada de Exame pode comparecer à 2ª chamada de Exame, desde que tenha Frequência.
Qualquer aluno que tenha sido aprovado por Testes ou na 1ª chamada de Exame pode apresentar-se para melhoria de nota na 2ª chamada após inscrição na Divisão Académica.
- Os esclarecimentos sobre os motivos que levaram à convocatória para uma prova oral obrigatória são prestados exclusivamente durante a prova oral. Não envie e-mails.