Reações fotoquímicas da fotossíntese I

19 Março 2019, 09:30 Ricardo Manuel Seixas Boavida Ferreira

Aulas T-12 e T-13

Reações fotoquímicas da fotossíntese (Prof Ricardo Boavida Ferreira)

 

                 Importância da fotossíntese como processo regenerador da matéria orgânica da biosfera. Características dos pigmentos captadores da energia luminosa – clorofilas, carotenóides e ficobilinas.

                 A energia luminosa como força motriz da fotossíntese. Absorção da luz e excitação electrónica. Dissipação da energia das moléculas foto-excitadas.

                 Níveis de energia de excitação da clorofila e sua utilização na fotossíntese. Transferência da energia de excitação entre moléculas de pigmentos: pigmentos primários e pigmentos acessórios.

                 Conceito de “unidade fotossintética” e de “centro de reação”. Cooperação de dois actos fotoquímicos e de dois fotossistemas na fotossíntese oxigénica.

                 Cadeia fotossintética de transporte de electrões.  Fotorredução e fotofosforilação. Fluxos cíclico, acíclico e pseudo-cíclico de electrões. Estequiometria da fotofosforilação. Heterogeneidade lateral dos tilacóides e difusão do LHC.

                 Excesso de luz - o conceito de fotoinição.