Sumários

Visita ao dispositivo de passagem para peixes no LNEC.

2 Dezembro 2021, 17:00 José Maria Santos

Visita ao dispositivo de passagem para peixes no LNEC e a outros modelos de pequena escala relacionados com segurança de barragens e redes de drenagem. Discussão com os alunos sobre os diferentes estudos e projetos sobre conectividade de passagens para peixes, que tiveram lugar nos últimos anos


Técnicas de engenharia natural aplicadas no restauro de ecossistemas ribeirinhos - II

26 Novembro 2021, 09:30 José Maria Santos

2.2.2. Técnicas de estabilização (Esteiras com ramos vivos / Rolos vegetados). 2.2.3. Técnicas mistas (Muros de suporte vivo em madeira / Grades de vegetação / Enrocamentos Plantados / Gabiões Plantados). 2.2.4. Técnicas complementares (Deflectores e esporões vivos / Barragens de correcção torrencial / Drenos com faxinas vivas).
Continuação dos trabalhos de grupo.


Técnicas de engenharia natural aplicadas no restauro de ecossistemas ribeirinhos - I

25 Novembro 2021, 17:00 José Maria Santos

1. Contexto ecológico do restauro de habitats ribeirinho; 2- A engenharia natural; 2.1. Conceitos e utilidades;  2.2. Técnicas de engenharia natural; 2.2.1. Técnicas de cobertura (Sementeira, Hidrossementeira, Plantação de rizomas e de estacas, Mantas orgânicas); 2.2.2. Técnicas de estabilização (Plantação de estacas vivas / Paliçadas vivas, Faxinas vivas, Entrançados vivos).


Monitorização de meios hidricos

19 Novembro 2021, 09:30 Maria Teresa Marques Ferreira

Monitorização DQA. Estrutura e organização dos cilos de monitorizaçao e planeamento. Conceito de qualidade ecológica e principios da sua avaliação. Indicadores e indices de monitorização.


Curvas de uso de habitat para peixes e sua aplicação a caudais ecológicos-II

18 Novembro 2021, 17:00 José Maria Santos

Modelos biológicos de utilização e preferência de habitat. Continuação do trabalho prático de grupo referente à construção e análise criticas de curvas de utilização, disponibilidade e preferência de habitat.