Sumários
Teste de avaliação de conhecimentos
8 Outubro 2026, 16:45 • José Maria Santos
Realização do 1º teste de avaliação de conhecimentos
Esclarecimento de dúvidas e preparação para o teste
7 Outubro 2026, 13:45 • José Maria Santos
Esclarecimento de dúvidas, com revisão da matéria sobre o funcionamento do ecossistema aquático. Preparação para o teste
Cenários bióticos (cont.)
1 Outubro 2026, 16:45 • Ana Filipa da Silva Pereira Machado Filipe
Macroinvertebrados bentónicos como componentes das teias alimentares e indicadores do estado ecológico dos ecossistemas de água doce. Helmintas e anelídeos. Moluscos. Crustáceos. Insetos aquáticos: diversidade, tipos de metamorfose, grupos EPTD e qualidade da água. Métodos de amostragem de macroinvertebrados e utilização de índices bióticos na avaliação ecológica. Peixes de água doce: guildas migratórias e espécies residentes, espécies não nativas. Estrutura das comunidades de peixes ao longo da hierarquia fluvial e do "riverscape". Teoria do "River Habitat Templet". Grupos tróficos funcionais fluviais e lacustres. Conceito do "River Continuum" e variação longitudinal dos recursos e das comunidades.
Introdução aos cenários bióticos
30 Setembro 2026, 13:45 • Ana Filipa da Silva Pereira Machado Filipe
Zonação biótica. Fitoplâncton: diversidade, distribuição na zona eufótica, grupos taxonómicos. Cianobactérias e eutrofização. Fitobentos, comunidades perifíticas, diatomáceas e avaliação do estado ecológico. Macrófitos: diversidade, relação com a hidromorfologia, nutrientes e luz. Zooplâncton: protozoários, rotíferos, cladóceros e copépodes. Estrutura das comunidades, relações tróficas. Amostragem do zooplâncton. Biomanipulação no controlo da eutrofização.
Amostragem e interpretação de troços fluviais
24 Setembro 2026, 16:45 • José Maria Santos
Organização dos sistemas lóticos e comunidades. Redes de amostragem e locais de amostragem. Métodos de amostragem diretos e indiretos: Redes, pesca elétrica, ecossonda, snorkeling, armadilhas e outros. Periodicidade de amostragem. Procedimentos de amostragem com pesca elétrica, regras de segurança e controlo de qualidade.