Sumários

Utilização de índices piscícolas para avaliação da qualidade ecológica de rios: EFI e F IBIP- II

18 Dezembro 2025, 11:30 José Maria Santos

Conclusão dos trabalhos práticos de grupo n.2 e n.3


Teste de avaliação de conhecimentos

17 Dezembro 2025, 13:30 José Maria Santos

Teste de avaliação de conhecimentos


Elaboração dos trabalhos práticos de grupo

11 Dezembro 2025, 11:30 José Maria Santos

Continuação da elaboração dos 2 trabalhos práticos de grupo:  TP1 - Caracterização ecológica e diagnóstico do Rio Sorraia: enquadramento, qualidade ripícola e fauna piscícola e TP2- Construção e análise de curvas de Uso, Disponibilidade e Preferência de Habitat de diferentes estágios de vida de uma espécie piscícola (Escalo do Arade, Squalius aradensis).


Esclarecimento de dúvidas e preparação para o teste

10 Dezembro 2025, 13:30 José Maria Santos

Esclarecimento de dúvidas, com revisão da matéria sobre pressões nos ecossistemas aquáticos e formas de mitigação. Preparação para o teste


Técnicas de engenharia natural aplicadas a sistemas aquáticos (cont). Utilização de índices piscícolas para avaliação da qualidade ecológica de rios: EFI e F-IBIP- I

4 Dezembro 2025, 11:30 José Maria Santos

Técnicas mistas (Muros de suporte vivo em madeira / Grades de vegetação / Enrocamentos Plantados / Gabiões Plantados). Técnicas complementares (Deflectores e esporões vivos / Barragens de correcção torrencial / Drenos com faxinas vivas).

Utilização de índices piscícolas para avaliação da qualidade ecológica de rios: EFI e F IBIP. Fundamento, cálculo e limitações.