OBJETIVOS

Compreender os princípios genéticos subjacentes ao melhoramento genético animal e à conservação da diversidade genética. Estes princípios incluem aspetos de genética mendeliana, de populações, quantitativa, e molecular.


PROGRAMA DETALHADO

Genética de expressão

Relação entre genótipo e fenótipo à luz do dogma central da biologia molecular. A estrutura de genes, mutações e seus efeitos.

 

Genética de transmissão

Monohibridismo, séries alélicas, ligamento ao sexo, dihibridismo e segregação independente, polihibridismo, recombinação e mapas genéticos, interações génicas.

 

Genética molecular

Organização de genomas. Genomas dos principais animais domésticos.
Principais métodos de sequenciação para obtenção de marcadores moleculares. Diferentes tipos de marcadores moleculares e sua utilização.

 

Genética de populações

Lei do equilíbrio de Hardy-Weinberg. Fatores de evolução: migração, mutação, seleção, deriva genética. Endogamia: tamanho efetivo da população, consanguinidade e genealogias.

 

Genética Quantitativa

O determinismo e a distribuição do valor das características quantitativas na população heterogénea. Decomposição do valor fenotípico nas componentes genética e ambiental.

Decomposição do valor genotípico. Os conceitos valor médio da população, efeito médio de um alelo, valor aditivo (ou reprodutivo), desvio de dominância e desvio de interação.

Os conceitos de heritabilidade em sentido lato, heritabilidade em sentido restrito, ganho genético de seleção, melhor preditor empírico linear não enviesado (EBLUP) do efeito genético, correlação genética entre características e repetibilidade.

Estimação de parâmetros genéticos em populações de fecundação cruzada: regressão descendência/progenitor; regressão descendência/progenitor médio, análise de famílias de meios-irmãos, análise de famílias de irmãos completos.

 

BIBLIOGRAFIA

Principal

Griffiths, A.J.F., Wessler, S.R., Carroll, S.B., Doebley, J. (2016) - An Introduction to Genetic Analysis. 11th Edition. W. H. Freeman and Company, New York

Falconer, D.S., Mackay, T.F.C. (2005) - Introduction to quantitative genetics. Fourth Edition. Prentice Hall, London

Isik, F., Holland, J., Maltecca, C. (2017). Genetic Data Analysis for Plant and Animal Breeding. Springer.

Brown, T. A. (2006).Genomes 3. Garland Science.

 Khatib, Hasan (2015) Molecular and quantitative animal genetics. John Wiley & Sons.

Complementar

Lynch, M., Walsh, B. (1997) - Genetics and Analysis of Quantitative Traits. Sinauer Associates, Inc. Publishers.

Walsh, B., Lynch, M. (2018) – Evolution and Selection of Quantitative Traits. Sinauer Associates, Inc. Publishers.

 

AVALIAÇÃO

A frequência à disciplina obtém-se com 80% de presenças nas aulas teórico-práticas.

A avaliação de conhecimentos faz-se (i) por testes, ou (ii) por exame final. O aproveitamento por testes obtém-se com uma classificação média (ponderada) igual ou superior a 9,5 valores no conjunto de 2 testes a realizar, desde que em nenhum dos testes a classificação seja inferior a 8,0 valores.


ORGANIZAÇÃO DAS AULAS

Genética de expressão e de transmissão, Prof. Jorge Almeida

Genética molecular, Profª Leonor Morais Cecílio

Genética de Populações e Quantitativa, Profª Elsa Gonçalves