Sumários

Saída de Campo na Tapada da Ajuda - Geodiversidade do substrato geológico do Campus Universitário

12 Outubro 2026, 11:00 • Maria Madalena Calado Santos Sobral da Fonseca

Observação in loco de conceitos lecionados na UC no domínio das Geociências: tipos de rochas e seu enquadramento genético no âmbito da geologia da Orla Mesocenozoica Ocidental. Meteorização das rochas e tipos de solos desenvolvidos sobre as diferentes litologias da Tapada da Ajuda. Efetuaram-se 5 paragens, no Campus da Tapada da Ajuda, nas quais se fez a caracterização geológica e o seu enquadramento paisagístico em termos de relevo. Foram ainda abordados alguns outros aspetos relacionados com tectónica, pedologia, hidrologia e geomorfologia da cidade de Lisboa e do Estuário e margens do Rio Tejo. no final os alunos preencheram uma ficha de avaliação dos conhecimentos adquiridos no campo.


Ciclo geológico – processos exógenos. Meteorização das rochas

9 Outubro 2026, 09:00 • Maria Madalena Calado Santos Sobral da Fonseca

Conceito de meteorização. Processos de meteorização física (esfoliação, abrasão, haloclastia, crioclastia e termoclastia) e bioquímica. A alteração das rochas e formação de fases sólidas secundárias. Características dos Sistemas de agressão. Mecanismos gerais de meteorização química. Mecanismos de meteorização dos silicatos: função do sistema de agressão e da estrutura cristalina. Minerais transformados e neoformados. Mecanismo de alteração com destruição da estrutura cristalina: mecanismo de alteração dos feldspatos. Mecanismos de meteorização das micas.


Identificação e caracterização de amostras de rochas metamórficas. Comparação entre os principais grupos de rochas estudados.

2 Outubro 2026, 09:00 • Maria Madalena Calado Santos Sobral da Fonseca

Identificação, classificação e caracterização de exemplares de mão de rochas metamórficas por observação macroscópica. Rochas com diferentes graus de metamorfismo. Comparação macroscópica com algumas rochas que lhes deram origem. Trabalho prático em grupo: identificação, caracterização e classificação de exemplares de mão de rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas por observação macroscópica. Preenchimento de uma ficha individual para cada um dos 4 exemplares de rochas distribuídos


Preparação da saída de campo.

28 Setembro 2026, 11:00 • Maria Madalena Calado Santos Sobral da Fonseca

Preparação teórica dos temas a abordar na saída de campo a efetuar no Campus da Tapada da Ajuda. 

Apresentação do Dr. Henrique Ferreira do Núcleo de saúde e bem-estar do Estádio Universitário de Lisboa sobre "O primeiro passo na Universidade_ Adaptação e Entrada na Universidade".


Rochas metamórficas

25 Setembro 2026, 09:00 • Maria Madalena Calado Santos Sobral da Fonseca

Rochas metamórficas. Condições de génese. Ambientes metamórficos e tectónica de placas. Fatores de metamorfismo. Tensão litostática e tensão dirigida. Principais tipos de metamorfismo. Grau de metamorfismo. Constituição mineralógica, textura e classificação das rochas metamórficas. Rochas metamórficas: foliadas e não foliadas. Metamorfismo regional progressivo e litologias associadas.