Sumários
Enquadramento geológico e morfoestrutural de Portugal
21 Outubro 2025, 09:45 • Maria Madalena Calado Santos Sobral da Fonseca
Noção de “tempo geológico” e escala estratigráfica para Portugal. Algumas etapas marcantes da história geológica da Terra e em particular do território português. Unidades morfoestruturais de Portugal. A paisagem e as rochas. Geologia e litologia de Portugal. Importância da geologia na diferenciação dos ambientes terrestres. Principais formações magmáticas, sedimentares e metamórficas de Portugal – imagens cartograficas representativas das grandes unidades geológicas de Portugal.
Estrutura e tectónica. Deformação das rochas.
17 Outubro 2025, 09:00 • Maria Madalena Calado Santos Sobral da Fonseca
Estruturas geológicas. Estratigrafia e estrutura das rochas sedimentares. Noções de discordância e lacuna estratigráficas.Tectónica e deformação das rochas. Estruturas sem rotura: horizontal, monoclinal, flexura, antiforma e sinforma. Estruturas com rotura: diaclases, fraturas, falhas, cavalgamento e carreamento. Símbolos estruturais e abreviações usados em mapas geológicos. Nomenclatura da posição espacial de superfícies planares geológicas – noção de atitude: direção e inclinação.
Conclusão e síntese dos principais processos, mecanismos e produtos da Meteorização das rochas
14 Outubro 2025, 09:45 • Maria Madalena Calado Santos Sobral da Fonseca
Entrega e correção individual da ficha de trabalho pratico efetuada para cada um dos 4 exemplares de rochas estudadas em aula anterior. Síntese dos processos e produtos de meteorização abordados em aulas anteriores,
Processos de meteorização (continuação).
10 Outubro 2025, 09:00 • Maria Madalena Calado Santos Sobral da Fonseca
Processos gerais de Meteorização dos silicatos em função das características físico-químicas das águas de circulação (pH e concentração salina). Principais componentes das águas de circulação superficiais, em cada um dos sistemas de agressão definidores dos processos de meteorização. Processos e subprocessos de hidrólise. Principais produtos de meteorização. Processos de meteorização e as grandes regiões climáticas do Globo. Exemplos de meteorização de minerais e rochas. Entrega dos Relatórios da Saída de Campo, para correção e avaliação,.
Ciclo geológico – processos exógenos. Meteorização das rochas
7 Outubro 2025, 09:45 • Maria Madalena Calado Santos Sobral da Fonseca
Conceito de meteorização. Processos de meteorização física (esfoliação, abrasão, haloclastia, crioclastia e termoclastia) e bioquímica. A alteração das rochas e formação de fases sólidas secundárias. Características dos Sistemas de agressão. Mecanismos gerais de meteorização química. Mecanismos de meteorização dos silicatos: função do sistema de agressão e da estrutura cristalina. Minerais transformados e neoformados. Mecanismo de alteração com destruição da estrutura cristalina: mecanismo de alteração dos feldspatos. Mecanismos de meteorização das micas.