Atendimento a alunos no período de exames (para cada docente deve seguir o apontador respectivo)
1 de junho, 17h-18h: Manuel Campagnolo
2 de junho, 17h-18h: Manuel Campagnolo
3 de junho, 16h-17h: Ana Cabral
6 de junho, 16h-17h: Maria do Carmo Nunes
6 de junho, 10h-11h: Rui Figueira
7 de junho, 15h-16h: Manuel Campagnolo
17 de junho, 16h-17h: Ana Cabral20 de junho, 10h-11h: Rui Figueira
20 de junho, 17h-18h: Maria do Carmo Nunes
21 de junho, 15h-16h: Manuel Campagnolo
30 de junho, 15h-16h: Manuel Campagnolo
1 de julho 16-17h Ana Cabral
4 julho, 10-11h Rui Figueira
4 julho, 17h-18h Maria do Carmo Nunes
5 julho, 15h-16h Manuel Campagnolo
Turmas práticas e docentes
- Turma 2: Manuel Campagnolo: Turma 2 - 2a-feira 8h45
- Turma 1: Ana Cabral: Turma 1 - 2a-feira 8h45
- Turma 2A: Maria do Carmo Nunes: Turma 2A - 2a-feira 14h
- Turmas 4 e 11: Rui Figueira: Turma 11 - 4a-feira 9h30 e Turma 4 - 6a-feira 9h15
O caderno de apoio às aulas práticas e os dados para as aulas, estão disponíveis na seguinte pasta partilhada.
Videos de apoio estão disponíveis no canal "QGIS 3 em português". Nota: dado ter havido um problema informático e o canal youtube não estar de momento disponível, os videos foram colocados na pasta "Videos" na pasta partilhada. A secção indicada no nome do video corresponde à secção respectiva no caderno das práticas.
Relativamente à Secção 6.1 do caderno de apoio sobre <<Representação do relevo: Realização de um exercício "em papel">>, os alunos podem consultar os três videos seguintes elaborados pelo Prof Rui Fernando com a solução do problema. Nota: a resolução abaixo difere na ordem das perguntas relativamente ao exercício da Secção 6.1: nomeadamente, a alínea que pede o azimute está respondida como alínea 4 em vez de alínea 7): Carta_parte1; Carta_parte2; Carta_parte3.
Trabalho para avaliação -- No ASSUNTO dos email enviados aos docentes, deve constar sempre a turma e o grupo (e.g. T1G1)
Enunciado da 1a parte do trabalho, a entregar até 22 de abril de 2022.
Observação: não se pretende que os alunos tenham um trabalho exaustivo de digitalização para criação da dados espaciais. Por exemplo, se a densidade das estradas for elevada na área de estudo, o raio a considerar pode ser reduzido (e.g. de 1 km para 500 m) ou os alunos podem apenas digitalizar as vias mais relevantes. O mesmo se aplica para o cdg sobre marcos cadastrais: caso haja um número elevado, os alunos podem apenas registar no SIG os mais relevantes para a definição das estremas dos prédios.
Enunciado da 2a parte do trabalho , a entregar até 21 de maio de 2022.. Observações: Devido a alterações recentes no acesso ao site https://gis.ciimar.up.pt/ que podem dificultar o acesso, os modelos digitais de elevação para Portugal Continental (ALOS-AW3D30 EPSG:3763, GSD=25m e SRTM-DEM EPSG:3763, GSD=25m) foram colocados na pasta partilhada indicada acima. Os alunos deverão entregar todos os conjuntos de dados (da parte 1 e parte 2 do trabalho), com nomes de ficheiros e de "layers" exactamente iguais aos indicadas nos enunciados, quando fizerem a entrega da parte 2. Uma nova versão do relatório da parte 1 poderá ser entregue para substituir o relatório entregue inicialmente. O projecto QGIS a entregar no final deverá ter os dados da 1a e da 2a parte, possivelmente organizados por grupos.