Sumários

Processos de meteorização. Resolução de problemas

8 Novembro 2021, 14:00 Maria Madalena Calado Santos Sobral da Fonseca

Processos gerais de Meteorização dos silicatos em função das características físico-químicas das águas de circulação (pH e concentração salina). Principais componentes das águas de circulação superficiais, em cada um dos sistemas de agressão definidores dos processos de meteorização. Processos e subprocessos de hidrólise e acidólise. Processos de meteorização: balanço geoquímico e principais produtos de meteorização. Processos de meteorização e as grandes regiões climáticas do Globo. Exemplos de meteorização de minerais e rochas – resolução de problemas.


1º Teste de avaliação periódica

3 Novembro 2021, 11:00 Fernando Eduardo Lagos Costa

1º Teste de avaliação periódica Geologia (Tectónica de placas e ciclo petrogenético, Rochas magmáticas sedimentares e metamórficas. Estruturas e deformação das rochas. Unidades morfoestruturais de Portugal) e Mineralogia.


Ciclo geológico – processos exógenos -Meteorização

27 Outubro 2021, 11:00 Maria Madalena Calado Santos Sobral da Fonseca

Conceito de meteorização. Processos de meteorização física (esfoliação, abrasão, haloclastia, crioclastia e termoclastia). A alteração das rochas e formação de fases sólidas secundários. Características dos Sistemas de agressão. Mecanismos gerais de meteorização química.

Mecanismo de meteorização de um sal: exemplo da calcite. Mecanismos de meteorização dos silicatos: função do sistema de agressão e da estrutura cristalina. Mecanismo de alteração com destruição da estrutura cristalina: mecanismo de alteração dos feldspatos. Mecanismos de meteorização das micas.


Mineralogia. Os elementos químicos nas estruturas cristalinas.

25 Outubro 2021, 14:00 Maria Madalena Calado Santos Sobral da Fonseca

Os elementos  químicos mais abundantes nas rochas. Os elementos nas estruturas – mineralogia. Conceitos de cristaloquímica. Revisão e introdução de conceitos básicos: electronegatividade, ligação química, potencial iónico, número de coordenação, substituição isomorfica. Estrutura cristalina e o modelo iónico.

Estrutura geral e a formação dos silicatos (revisão da série de Bowen). Classificação dos silicatos. Composição química dos vários Grupos de Silicatos: Nesossilicatos, Sorossilicatos, Ciclossilicatos, Inossilicatos de Cadeia Simples, Inossilicatos de Cadeia Dupla, Tectossilicatos. Exemplos de minerais de cada grupo. Estrutura e classificação dos Filossilicatos. As folhas tetraédrica e octaédrica. Camadas 1:1 e 2:1.Estrutura e classificação dos Filossilicatos. Estrutura e características de: óxidos, oxi-hidróxidos de ferro e hidróxidos de alumínio. Fases sólidas não cristalinas ou de fraca cristalinidade. Relação entre estrutura mineralógica e resistência à meteorização. Minerais primários e minerais secundários.


Cartas geológicas. Unidades morfoestruturais de Portugal

20 Outubro 2021, 11:00 Fernando Eduardo Lagos Costa

Tempo geológico e escala estratigráfica para Portugal. Unidades morfoestruturais de Portugal.

Cartografia geológica. As cartas geológicas nos estudos de carácter ambiental. 
Análise de cartas geológicas. Leitura e interpretação das principais estruturas em cartas geológicas.