Últimos anúncios
Corpo Docente
Francisco Ramos Lopes Gomes da Silva
Responsável
fgsilva@isa.ulisboa.pt
Maria Alexandra Campos Seabra Pinto
alexandrapinto@isa.ulisboa.pt
Mais informações
Descrição:
Módulo 1 - Gestão: introdução de conceitos básicos de gestão de organizações, com especial ênfase na gestão e análise custos; caracterização dos principais tipos de resultados e respectivas metodologias de apuramento; capacidade de interpretração dos principais indicadores de rendibilidade e viabilidade de investimentos. Módulo 2 – Econbomia e política da vinha e do vinho: situar a importância do sector vitivinícola comunitário num contexto mundial, proporcionar aos alunos o conhecimento dos principais aspectos da na Organização Comum de Mercado (OCM) do vinho: medidas de controlo do potencial vitícola, medidas de apoio ao sector através dos programas nacionais, regras para as Denominações de Origem Protegidas e Indicações Geográficas. Introduzir os conceitos de procura e oferta para analisar o comportamento do mercado do vinho. Módulo 3 – Marketing de vinhos: dar uma visão global do marketing e da forma como este influencia a gestão das empresas; destacar os aspectos específicos da vitivinicultura e a forma como estes influenciam o marketing do sector aos mais diversos néveis; Proporcionar o contacto com experiências práticas na área do marketing de vinhos.
- 2023/2024 - 2º semestre -- (MEVE)
- 2022/2023 - 2º semestre -- (MEVE)
- 2021/2022 - 2º semestre -- (MEVE)
- 2020/2021 - 2º semestre -- (MEVE)
- 2019/2020 - 2 semestre -- (MEVE)
- 2018/2019 - 2 Semestre -- (MEVE)
- 2016/2017 - 2 Semestre -- (MEVE)
- 2016/2017 - 2 Semestre -- (MVE)
- 2015/2016 - 2 Semestre -- (MVE)
- 2014/2015 - 2 Semestre -- (MVE)
- 2013/2014 - 2 Semestre -- (MVE)
- 2012/2013 - 2 Semestre -- (MVE)
- 2011/2012 - 2 Semestre -- (MVE)
- Mestrado Bolonha em Viticultura e Enologia - MVE 2010-2011
- Mestrado Bolonha em Viticultura e Enologia - MVE 2016-2017
- Mestrado Bolonha em Engenharia de Viticultura e Enologia - MEVE. 2016-2017