AVISOS
Esta página web da disciplina de Genética e Melhoramento de Plantas deverá ser consultada com regularidade. Será o canal privilegiado para a transmissão de informações (nestes Avisos) e a Secção 'Materiais de Apoio' dará acesso aos materiais de apoio às aulas à medida que fiquem disponíveis.
(01 Set 25) De acordo com o Calendário Escolar, as aulas desta disciplina começam no dia 9 de setembro. Chama-se a atenção que todas as aulas, sejam Teóricas ou Práticas, começam (nos respetivos horários) a partir desse dia.
(15 set 2025) As inscrições para a visita de estudo ao Pólo de Conservação da Diversidade da Videira da Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira, em Pegões, no dia 27 de novembro de 2025 (das 14h às 19h), estão abertas até dia 15 de outubro de 2025. Segundo o Regulamento do ISA referente a visitas de estudo académicas, a marcação da visita obriga a que o docente solicite uma caução individual de 10 euros por aluno, de forma a prever situações de ausência injustificada. O valor da caução será devolvido apenas aos alunos que se apresentarem à visita. Como tal, solicita-se aos alunos que façam a inscrição e deixem essa caução com a D. Isabel Silva, secretária da Genética, cujo gabinete se encontra no 1º piso do edifício principal.
(25 Out 25) O primeiro teste (com a matéria dos módulos I e II) realiza-se no dia 13 de novembro de 2025, às 16h. Os alunos que desejem comparecer ao primeiro teste deverão inscrever-se, através do Fénix, em campo criado para o efeito, e com designação “Primeiro Teste - dia 13 de novembro”, até às 23h59m de dia 9 de novembro.
INFORMAÇÕES SOBRE A UC
PROGRAMA E ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA
Apresentação (Prof. Elsa Gonçalves)
1. Apresentação do programa e regras de funcionamento da disciplina.
2. A importância do melhoramento de plantas e os seus objetivos.
Módulo I (Prof. Ana Caperta)
3. Centros de diversidade genética vegetal, domesticação, conservação e utilização de recursos genéticos.
4. Sistemas de reprodução. Mecanismos de controlo da fecundação, como determinantes da estrutura das populações: sistemas de autoincompatibilidade, esterilidade masculina, hibridação controlada.
5. Organismos geneticamente modificados.
Módulo II (Prof. Manuela Gomes da Silva)
6. Estudo da transmissão dos caracteres: monohibridismo, dihibridismo, transmissão ligada ao sexo, alelos letais, interacções génicas.
Módulo III (Prof. Elsa Gonçalves)
7. Genética de populações e genética quantitativa.
8. Interação genótipo×ambiente e principais metodologias de estudo do fenómeno.
9. Os principais tipos de variedades cultivadas. Esquemas gerais de melhoramento (linhas puras, variedades de polinização livre, variedades híbridas, policlonal, clones).
10. Introdução aos marcadores moleculares, estudos de associação e seleção genómica. (Prof. Manuela Gomes da Silva e Prof. Elsa Gonçalves)
Visita de estudo: Pólo de Conservação da Diversidade da Videira da PORVID, Pegões.
Bibliografia
Griffiths, A.J.F., Wessler, S.R., Carroll, S.B., Doebley, J. (2016). An Introduction
to Genetic Analysis. 11th Edition. W. H. Freeman and Company, New York.
Falconer, D.S., Mackay, T.F.C. (2005). Introduction to quantitative genetics. Fourth Edition. Prentice Hall, London Isik, F., Holland, J., Maltecca, C. (2017). Genetic Data Analysis for Plant and Animal Breeding. Springer.
Brown, J., Caligari, P., Campos, H. (2014). Plant Breeding. 2nd.ed.. Wiley Blackwell.
Singh, D.P., Singh, A. K., Singh, A. (2021). Plant Breeding and Cultivar Development. 1st Edition, Elsevier.
Frankel, R., Galun, E. (2012). Pollination mechanisms, Reproduction and Plant breeding (Vol. 2). Springer Science.
Lynch, M., Walsh, B. (1997). Genetics and Analysis of Quantitative Traits. Sinauer Associates, Inc. Publishers.
Walsh, B., Lynch, M. (2018). Evolution and Selection of Quantitative Traits. Sinauer Associates, Inc. Publishers.
Duração: 14 semanas, sendo a carga letiva semanal de 4 horas: uma aula
teórica de 2 horas e uma aula prática de 2 horas. Esta UC tem 6 créditos ECTS,
o que corresponde a 168 horas de trabalho.
Método de avaliação
A avaliação de conhecimentos faz-se (i) por testes, ou (ii) por exame final. O aproveitamento por testes (classificados para 20 valores) obtém-se com uma classificação média igual ou superior a 9,5 valores no conjunto de dois testes a realizar, desde que em nenhum dos testes a classificação seja inferior a 8,0 valores. O segundo teste realiza-se em simultâneo com a primeira chamada de exame. A não aprovação por testes não impede a comparência às datas de exame. Nas avaliações não são admitidas calculadoras gráficas, nem qualquer tipo de equipamento eletrónico.