AVISOS

Esta página web da disciplina de Genética Quantitativa e Melhoramento de Plantas deverá ser consultada com regularidade. Será o canal privilegiado para a transmissão de informações (nestes Avisos) e a Secção 'Materiais de Apoio' dará acesso aos materiais de apoio às aulas à medida que fiquem disponíveis.

(01/07/2023) A pauta da 2ª chamada de exame encontra-se aqui.

(17/06/2023) A pauta da 1ª chamada de exame encontra-se aqui. O exame poderá ser consultado no dia 20 de junho, das 14h às 15h, nas salas das estufas do Melhoramento de Plantas.

(3 junho 2023) Aula de esclarecimento de dúvidas de Genética Quantitativa: dia 10 junho, 16h, https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96073620465

(12 maio 23) Datas e salas e exames
Dia 12 de junho
, 1ª chamada de exame de Genética Quantitativa e Melhoramento de Plantas. Sala das Estufas:14h – Exame; 16h - Discussão de trabalhos.
Dia 27 de junho, 2ª chamada de exame de Genética Quantitativa e Melhoramento de Plantas. Sala das Estufas: 8h30– Exame.
Dia 5 de julho, época especial de exame de Genética Quantitativa e Melhoramento de Plantas. Sala das Estufas: 8h30 – Exame

(12 maio 23) Aula de esclarecimento de dúvidas de Genética Quantitativa: dia 1 junho, 16h-18h, sala das estufas.

(12 maio 23) Entrega de Trabalhos: a data limite de entrega do trabalho no Fenix é 6 de junho de 2023.

(12 maio 23) A visita de estudo ao Pólo de Conservação da Diversidade da Videia, em Pegões (PORVID), realiza-se no dia 22 de maio.

(5 fev 23) De acordo com o Calendário Escolar aprovado pelos órgãos de gestão do ISA, as aulas desta disciplina começam no dia 14 de fevereiro.

 

BREVE INTRODUÇÃO

Pretende-se que nesta UC os alunos consolidem os princípios subjacentes ao melhoramento de plantas e à conservação da diversidade genética. São pontos cruciais a compreensão da importância da avaliação das características quantitativas, as mais comuns na natureza e as de maior interesse económico, o conhecimento dos principais tipos de variedades cultivadas e o respetivo processo de obtenção, e a compreensão das metodologias de seleção clássicas e as novas abordagens moleculares em rápido desenvolvimento.

 

PROGRAMA

Apresentação. A importância do melhoramento de plantas e os seus objetivos.

Módulo I

Centros de diversidade genética vegetal, domesticação, conservação e utilização de recursos genéticos.

 

Módulo II

Genética de Populações

Genética Quantitativa

Interação genótipo×ambiente e principais metodologias de estudo do fenómeno.

Os principais tipos de variedades cultivadas. Esquemas gerais de melhoramento.

Introdução à seleção genómica

 

Módulo III

Sistemas de reprodução e outros mecanismos de controlo da fecundação, como determinantes da estrutura das populações

 

Visitas de estudo: Pólo de Conservação da Diversidade da Videira, Pegões.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação de conhecimentos faz-se (i) por testes, ou (ii) por exame final. O aproveitamento por testes obtém-se com uma classificação média (ponderada) igual ou superior a 9,5 valores no conjunto de 3 testes a realizar, desde que em nenhum dos testes a classificação seja inferior a 8,0 valores. Esta componente representa 70% da nota final.

Realização de um trabalho escrito individual (12000 caracteres sem espaços) sobre o melhoramento de uma cultura (por exemplo, à escolha do aluno de entre a lista de culturas facultada*), com respectiva apresentação oral. Esta componente representa 30% da nota final.

Os alunos que optarem por não fazer o trabalho escrito individual, terão 0 valores nesta componente da nota final (30%).

 

*Lista de culturas para a realização do trabalho: Milho, Arroz, Trigo, Videira, Macieira, Pereira, Brassicas, Tomate, Cenoura, Feijões, Batata, Grão de Bico, Azevém, Trevos, Oliveira, Castanheiro, Batata Doce, Citrinos, Melão, Morangueiro, Amendoeira, Nogueira, Pinheiro Manso, Petúnia, Roseira.