1 – INTRODUÇÃO CONCEITOS E OBJECTIVOS DA DISCIPLINA. TERMINOLOGIA. A TOMADA DE DECISÂO. IMPORTÂNCIA MUNDIAL, MARKETING E COMÉRCIO DAS CULTURAS HORTÍCOLAS. A TOMADA DE DECISÂO
17 Setembro 2018, 14:00 • João Carlos da Silva Dias
1 – INTRODUÇÃO
CONCEITOS E OBJECTIVOS DA DISCIPLINA. TERMINOLOGIA. A TOMADA DE DECISÂO. IMPORTÂNCIA MUNDIAL, MARKETING E COMÉRCIO DAS CULTURAS HORTÍCOLAS. A TOMADA DE DECISÂO
1.1 – Conceitos e Objectivos da Disciplina. Terminologia.
O que é a Horticultura Herbácea?. Hortus vs. Agros/Ager. Culturas hortícolas, hortaliças, legumes e vegetais. Olericultura, Horticultura Olerícola e Horticultura Herbácea. Cultivar e fazer - Fitotecnia. Cultura vs. Plantas.
1.2. A tomada de decisão em Horticultura: produtos, custo de produção e risco. Conceito de incerteza e variabilidade ambiental, biológica e de mercado. Fontes de informação para a tomada de decisão.
1.3 – Importância mundial das culturas hortícolas: produção, consumo e importância social.
1.4 – Comércio das culturas hortícolas: os super e hipermercados, qualidade, rastreabilidade, segurança alimentar e diversificação.
1.5 – Horticultura biológica: mitos, benefícios e problemas