Obtenção de frequência

Não há marcações de faltas nas aulas teórico-práticas. A frequência é obtida através da realização de trabalhos práticos de laboratório e entrega do respectivo relatório, que será classificado na escala de 0 - 20 valores.

Estão previstos 3 trabalhos de laboratório e para a obtenção de frequência é necessário participar em, pelo menos, 2 deles. A falta a um dos trabalhos implica a atribuição de uma classificação de 0 (zero) valores.

Estes trabalhos são realizados em grupos de até 4 alunos, que devem estar constituidos no final do mês de Setembro e se manterão inalterados durante todo o semestre.

Os alunos que tenham obtido frequência nos 2 anos anteriores podem optar por manter a nota ou realizar de novo os trabalhos. A opção por esta última hipótese implica a anulação da nota anterior.

A nota dos trabalhos contribui em 20% para a nota final na UC.

NOTA IMPORTANTE: Os Trabalhadores-Estudantes não estão automaticamente admitidos a exame; terão, tal como os restantes alunos, de obter frequência através da realização dos trabalhos práticos de laboratório



Componente escrita da avaliação


A avaliação pode ser feita de duas formas: avaliação contínua e exame final

Avaliação contínua: consiste na realização de 3 testes (com data a acertar durante a primeira semana de aulas). O 1º e o 3º testes serão cotados para 5 valores e o 2º teste será cotado para 10 valores. A nota final desta componente será obtida pela soma das classificações nos 3 testes. Para dispensar de exame final, a nota em cada teste não poderá ser inferior a 30% (ou seja, 1.5 , 3.0 e 1.5 valores) e o total deverá superior a 9.5 valores. Só o 3º teste poderá ser repetido na 1ª data de exame final caso não seja atingido o mínimo requerido.

O exame final incidirá sobre toda a matéria e decorrerá nas datas estabelecidas pelo Conselho Pedagógico. Nesta modalidade, a nota deverá ser no mínimo de 8.0 valores

Quer os testes quer o exame têm uma componente que incide sobre a matéria teórica (perguntas de resposta rápida, valendo 25% da cotação), quer sobre a componente prática, com a resolução de exercícios semelhantes aos realizados durante as aulas (valendo 75%)

 

A nota final na UC será obtida por ponderação das duas componentes da avaliação (avaliação escrita: 80% ; relatórios dos trabalhos laboratoriais: 20% ), sendo necessário, para aprovação na disciplina, obter uma nota superior a 10 valores.


Alunos com frequência obtida em 2016/17 ou 2017/18

Estes alunos mantêm a classificação já obtida.