Sumários
Taxonomia Ambiental e Pacote de Finanças Sustentáveis da Unidade Europeia - continuação
10 Dezembro 2024, 16:15 • Helena Farrall
Continuação da aula anterior
Taxonomia ambiental e Pacote de Finanças Sustentáveis
9 Dezembro 2024, 14:00 • Helena Farrall
O Pacote de Finanças Sustentáveis da Unidade Europeia perspetivado como moldura legal do processo de transição para um modelo económico de crescimento baseado nos objetivos da sustentabilidade.
Regulamentos e Diretivas publicados até Novembro de 2024, no quadro da estratégia de financiamento sustentável da UE.
A Taxonomia Ambiental e os seis objetivos ambientais. Regulamentos Delegados.
Apreensão dos conceitos de "contribuição substancialmente para" e de "não prejudicar significativamente o cumprimento de nenhum dos outros objetivos ambientais"
O Regulamento de Divulgação de Finanças Sustentáveis
Implicações para as empresas e para o setor da Banca.
A Diretiva de Reporte de Sustentabilidade Corporativa.
A Diretiva sobre o Dever de Diligência na Governação das Empresas.
Gestão de Risco: Avaliação e Tratamento do Risco
3 Dezembro 2024, 16:15 • Helena Farrall
Processo de Avaliação de Risco: critérios e metodologias. Modelo cíclico de gestão de risco: a influência da perceção de risco e a importância da comunicação de risco. Exercício sobre as 3 escolas de perceçãp de risco. Tratamento do risco. Diferença entre mitigação, resistência e adaptação. O papel da Proteção Civil na gestão do risco residual. Noção de crise e sistemas de classificação. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil: responsabilidades e competências. Os diversos tipos de Planos de Emergência e Proteção Civil, sua estrutura e composição. Apresentação do trabalho de avaliação individual.
Gestão de Risco: Metodologias de Análise de Risco
2 Dezembro 2024, 14:00 • Helena Farrall
Apresentação da ISO 31010. Análise das principais metodologias utilizadas em Análise de Risco, suas vantagens e desvantagens.
Gestão de Risco: ISO 31000
26 Novembro 2024, 16:15 • Helena Farrall
Noção de risco ambiental. Fatores de risco. Risco químico: REACH, CLP e Diretiva Seveso III; indústrias Seveso III em Portugal e sua localização. A evolução temporal da cartografia do risco - causas possíveis. Apresentação da ISO 31000 e do seu modelo de gestão de risco. Principais metodologias utilizadas na identificação dos riscos.