Sumários
17 Fevereiro 2021, 11:00
•
Fernanda Maria dos Reis Torroaes Valente
Estatística descritiva. Resolução do ex.1a) no R. A função hist e os seus argumentos breaks e plot. Criação de uma tabela de frequência: selecção das componentes de uma lista com a utilização do $, utilização das funções sum, cumsum e data.frame. Utilização da função rep para a criação de vectores com valores repetidos, da função table (determinação da frequência absoluta) e da aplicação função plot a um objecto table para a criação de um diagrama de barras.
Script da aula.
Indicadores de localização e de dispersão.
TPC: resolução do ex. 1b) i) "à mão" (com máquina de calcular) e com a ajuda do R. Resolver o ex. 2a) e b) no R e 2c) à mão e no R.
16 Fevereiro 2021, 11:30
•
Marta Guerreiro Duarte Mesquita de Oliveira
Continuação da resolução do exercício 1 dos slides utilizando o R. Cálculo de quantis (quartis). Indicadores de dispersão. Amplitude total, amplitude interquartil, variância e desvio padrão. Cálculo dos indicadores numéricos utilizando o R e utilizando uma calculadora.
15 Fevereiro 2021, 11:30
•
Marta Guerreiro Duarte Mesquita de Oliveira
Resolução do exercício 1 dos slides utilizando o R. Tabela de frequências. Representação gráfica - diagrama de barras. Cálculo de indicadores de localização.
10 Fevereiro 2021, 11:00
•
Marta Guerreiro Duarte Mesquita de Oliveira
Exercícios de somatórios. Introdução ao software R e RStudio. Exercício 1i), construção da tabela de frequências e do gráfico de barras no R.
10 Fevereiro 2021, 11:00
•
Fernanda Maria dos Reis Torroaes Valente
Estatística descritiva. Resolução manual do ex. 1 a). Construção de histogramas para o conjunto de dados (III): um com classes de amplitude constante e outro com classes de amplitude variável .
A aplicação RStudio. Criação de um script. Utilização do símbolo # para escrever comentários e das funções c() e rep() para criar vectores de dados. O símbolo de atribuição (<-).
Script da aula.
TPC: Resolver "à mão" os exercícios 2a) b) e 3 a) b). RStudio: utilizando como exemplo o script da aula (e a função rep, se necessária), construir um vector com os dados do conjunto (I) do ex. 1 e outro com os dados do ex.2.