Sumários

Aula 12

1 Abril 2025, 11:30 Joana Amaral Paulo

Avaliação e comparação de modelos.

Underfitting e overfitting.

Definição de conjunto de dados para validação: dados independentes, validação cruzada, Jacknife

Precisão, enviesamento de modelos, e medidas para sua avaliação. Eficiência de modelação de um modelo.

Comparação de modelos alternativos.

Pratica 4


Aula 11

31 Março 2025, 13:30 Joana Amaral Paulo

Conclusão da prática 4:
- inicialização dos parâmetros de funções não lineares durante o processo de ajustamento
- expressão de parâmetros em função de uma ou mais variáveis
- parcimóniae
Esclarecimento de dúvidas.
Informações sobre Homework2


Aula 10

25 Março 2025, 11:30 Joana Amaral Paulo

Continuação da aula anterior.


Aula 9

24 Março 2025, 13:30 Joana Amaral Paulo

Prática 3: Funções de crescimento.
- Reconhecer as principais caraterísticas de forma de algumas das mais importantes funções de crescimento em relação aos parâmetros do modelo, utilizando o Excel e o PlayGround das Funções de Crescimento Florestal (http://home.isa.utl.pt/~joaopalma/modelos/fgfp/)
- Praticar a formulação de uma família de equações de diferenças
- Praticar a formulação de uma família de equações de diferenças sob a forma de equações independentes da idade
- Ajuste de equações de diferenças no R: passos para obter uma equação com parâmetros do modelo ajustados em função das caraterísticas do povoamento; análise dos resultados.


Aula 8

18 Março 2025, 11:30 Joana Amaral Paulo

4. Funções de crescimento
4.1 Funções de crescimento empíricas versus teóricas    
Função de crescimento do tipo Lundqvist-Korf    
Função de crescimento do tipo Richards    

Função de crescimento do tipo Hossfeld IV    
Exemplo de resolução de equações diferencias pelo método das variáveis separadas
Outras funções de crescimento   
4.2 Formulação de funções de crescimento sem explicitação da idade
4.3 Famílias de curvas de crescimento   
      Expressão dos parâmetros em função das variáveis do local e do povoamento
      Formulação das funções de crescimento como equações de diferença