Métodos de Ensino e Avaliação

Métodos de Avaliação

1. Obtenção de frequência
Adquirem frequência na disciplina, e, assim o direito de serem admitidos a exame final, os alunos que tenham participado em 80% das aulas teóricas/práticas (máximo 5 faltas). A frequência permanece válida no ano em que é obtida e nos dois anos letivos seguintes, desde que não se verifique uma alteração substancial no programa da UC.

2. Avaliação

2.1. Avaliação contínua

Os vinte valores correspondentes à classificação final da UC serão distribuídos do seguinte modo:
a) 20% para uma avaliação prática realizada em grupo.
b) 20% para um seminário apresentado em grupo.
c) 60% para a classificação obtida em 2 testes individuais que incidirão sobre a matéria versada nos diferentes módulos (aulas de exposição e aulas laboratoriais) anteriores.
Embora a avaliação seja realizada em grupo, a atribuição da classificação é individual.

Teste de avaliação prática:
Os alunos serão submetidos a avaliação de prática laboratorial, na data calendarizada, durante o período da aula. O tema da avaliação será apresentado ao grupo. Os alunos deverão colaborar activamente na resolução do problema apresentado.
Durante a realização do trabalho, os alunos que poderão consultar os seus apontamentos em papel, serão avaliados individualmente. Embora o tema proposto possa ser resolvido em grupo, a classificação atribuída será individual.

Seminário:
Os alunos em grupos apresentarão um seminário, na data calendarizada, no âmbito dos conteúdos da UC, que não deverá exceder 15 minutos. Nos seminários, um grupo de alunos investiga/estuda intensivamente um tema recorrendo a fontes originais de informação.
Até dez dias antes da apresentação do seminário, os alunos deverão apresentar um resumo do trabalho (ficheiro word), com o respectivo sub-tema, que não deverá exceder as 200 palavras. Será previamente fornecido um modelo de apresentação do resumo.
Até uma semana antes da apresentação do seminário, o ficheiro (ppt) deverá ser enviado à Professora.
A qualidade das apresentações (em termos gráficos, de clareza de comunicação oral e escrita, da gestão do tempo disponível, do conteúdo e da demonstração do nível de conhecimentos na discussão) será contabilizada na avaliação final dos trabalhos.
No final do seminário, seguir-se-á um pequeno período de questões a serem respondidas de modo individual, uma vez que o seminário será apresentado em grupo, mas a classificação atribuída será individual.
Em cada avaliação (testes, seminário, avaliação prática), os alunos deverão ter uma classificação igual ou superior a oito (8) valores. Os alunos que obtiverem, na avaliação contínua, uma classificação igual ou superior a onze (11) valores serão dispensados de exame final. No caso da classificação obtida através da avaliação contínua ser inferior a 11 valores, os alunos terão de ser sujeitos a exame final, versando toda a matéria da disciplina.

2.2. Exame final
Têm acesso a exame final todos os alunos que satisfaçam as condições de obtenção de frequência. O exame final consta de uma prova escrita que versará sobre toda a matéria da respectiva disciplina. Os alunos deverão ter no exame final uma classificação igual ou superior a dez (10) valores. Para o apuramento da classificação final, esta prova tem o peso de 60% e a avaliação contínua o peso de 40%.

2.3. Melhoria de nota
Quando a melhoria de nota na UC é requerida no ano lectivo em que o aluno frequentou a UC, para o apuramento da classificação final, a nota do exame tem o peso de 60% e a avaliação contínua tem o peso de 40%.
Quando a melhoria de nota na UC é requerida num ano lectivo diferente daquele em que o aluno frequentou, não conta a nota da avaliação continua. Em caso de melhoria, a nota do exame será a nota final da UC.