Módulo de Meio Aquático e Solos - Constituintes do Solo / Adsorção e troca de iões

25 Novembro 2019, 15:00 Nuno Renato da Silva Cortez

2. CONSTITUINTES DO SOLO (conclusão)

2.2. Matéria orgânica do solo (conclusão)

2.2.5. Demonstração da determinação do teor de carbono de uma amostra de solo pelo método de combustão por via húmida (Springer & Klee) e breve referência ao método de combustão por via seca (Ströhlein). Cálculo do teor de matéria orgânica a partir do teor de carbono.

2.2.6. Execução, pelos alunos, do protocolo de fraccionamento da matéria orgânica com diferentes amostras de solo, para observação dos resíduos orgânicos (separação física), dos ácidos fúlvicos e dos ácidos húmicos (separação química).

3. ADSORÇÃO E TROCA DE IÕES NO SOLO (continuação)

3.6. Execução, pelos alunos, do teste de demonstração da natureza da carga eléctrica do solo, através da utilização de indicadores corados (vermelho de eosina e violeta de genciana).

3.7. Demonstração da determinação da capacidade de troca catiónica e das concentrações em catiões de troca não ácidos pelo método do acetato de amónio a pH 7 (método de Schollenberger).

3.8. Resolução de exercícios sobre o complexo de troca do solo envolvendo, nomeadamente, a estimativa da capacidade de troca catiónica, o cálculo da soma de catiões não ácidos, da acidez de troca e do grau de saturação em catiões não ácidos.