Sumários

Aula 6T

24 Outubro 2019, 14:00 Maria José Antão Pais de Almeida Cerejeira

Continuação da aula anterior: Principais fatores que influenciam a dinâmica ambiental. Propriedades dos pesticidas e do ecossistema.

Previsão do comportamento ambiental dos pesticidas

- Modelos de análise da distribuição de pesticidas no ambiente e índices de avaliação do potencial de lixiviação.

- Modelos de previsão da concentração de pesticidas em águas superficiais e subterrâneas. Exemplos de utilização de modelos FOCUS - STEP 1&2

- Modelos de previsão da concentração de pesticidas e nitratos baseados em cenários culturais. Exemplo RZWQModel.


Aula 5 TP

17 Outubro 2019, 16:00 Maria José Antão Pais de Almeida Cerejeira

Ecotoxicologia de pesticidas.

Conceitos fundamentais em ecotoxicologia. Exposição vs. Efeitos

Exposição ambiental a pesticidas.

Comportamento e destino dos pesticidas no ambiente. Principais fatores que influenciam a dinâmica ambiental. Propriedades dos pesticidas e do ecossistema em que se utilizam.


Aula 5 T

17 Outubro 2019, 14:00 Maria José Antão Pais de Almeida Cerejeira

Realização do 1º Teste


Aula 4 TP

10 Outubro 2019, 16:00 Maria José Antão Pais de Almeida Cerejeira

Toxicidade dos pesticidas para o homem. Estudos de toxicidade. Classificação toxicológica. Proteção do Homem - operador e consumidor de produtos alimentares tratados.

Vias de exposição: dermal, inalação e ingestão. Estudos de toxicidade aguda necessários à avaliação do risco dos pesticidas. Estudos de toxicidade subcrónica e crónica e estudos especiais de toxicidade.Classificação toxicológica. Advertências de Perigo e Recomendações de Prudência. Acção tóxica de alguns grupos químicos de pesticidas e prevenção de risco. Aplicação e segurança do aplicador. Prevenção de intoxicação do aplicador e do consumidor de produtos tratados.

Pesticidas e segurança alimentar. Factores que influenciam a taxa de dissipação do pesticida. Intervalos de segurança. Avaliação do risco dos resíduos de pesticidas em alimentos. Teores máximos de pesticidas (LMRh) harmonizados para os produtos alimentares destinados a consumo humano ou animal. Rastreabilidade

Apresentação de trabalhos dos alunos sobre caracterização de produtos fitofarmacêuticose com diversos modos de ação, eficácia biológica e resistência, tipos de formulação, classificação e intervalos de segurança

Aula dada das 14h às 17h (MJC)


Biopesticidas

10 Outubro 2019, 14:00 Elisabete Tavares Lacerda de Figueiredo

Biopesticidas. Conceitos. Importância económica. Homologação na UE e nos EUA – diferença para outros pesticidas.

Exemplos de utilização de insecticidas microbiológicos em agricultura: Produtos homologados na UE e em Portugal. Regulação de agentes de protecção biológica.
Bioinsecticidas homologados em Portugal: a) Bacillus thuringiensis (Berliner): subespécies e espectro de hospedeiros; modo de actuação; utilização em agricultura; b) baculovírus CpGV e HaNPV: características, espectro de hospedeiros, infecção e sintomas; utilização em agricultura; c) Biofungicidas homologados em Portugal, à base de bactérias e fungos antagonistas. Exemplos de biofungicidas: Bacillus subtilis, Coniothyrium minitans e Trichoderma spp.
Limitações a ultrapassar pela formulação destes biopesticidas.
Desenvolvimento de resistência a B.thuringiensis e a CpGV.
Outros bioinsecticidas: nemátodes entomopatogénicos. Bionematodicidas. Bioherbicidas.

Nota: Esta aula foi leccionada das 17h às 19h.