Sumários
Apresentação da FASE IV - Programa de intervenção ( continuação)
26 Novembro 2024, 15:30 • Maria Teresa Amaro Alfaiate
Continuação da apresentaçao de trabalhos referente Fase IV - programa
Apresentaçao de trabalhos FASE I V – Programa de intervenção
26 Novembro 2024, 14:00 • Maria Teresa Amaro Alfaiate
Apresentação realizada pelos alunos referente à FASE IV de desenvolvimento projectual - Programa de intervenção. Críticas e apreciações relativamente a cada grupo sobre a forma como traduziram a ideia conceptual em estratégias prepositivas. Discussão da coerência interna das propostas, estratégias de comunicação e codificação selecionadas por cada grupo- desenhadas em planta, corte, diagrama/ notação e textuais. Qualidade e adequabilidade das referências projetuais selecionadas por cada grupo.
Revisão de trabalhos com vista à apresentação da fase de programa
21 Novembro 2024, 14:30 • Maria Teresa Amaro Alfaiate
Continuidade do desenvolvimento dos
trabalhos ao nível do programa. Revisão do material elaborado por cada grupo
com vista à preparação da apresentação a realizar na próxima aula. Verificação
das referências projetuais exploradas por cada grupo e sua relação,
pertinência e qualidade em face dos objetivos das propostas
Continuação do desenvolvimento da FASE IV , programa de intervenção
19 Novembro 2024, 15:30 • Maria Teresa Amaro Alfaiate
Apuramento dos trabalhos dos alunos,
com vista à preparação da apresentação .
Explicitação da forma como poderão recuperar estratégias desenhadas,
apresentadas na aula teórica, para finalizar o desenvolvimento conceptual e espacial
da proposta, bem como a sua forma de comunicação.
Representação da paisagem – Análise e programa.
19 Novembro 2024, 14:00 • Maria Teresa Amaro Alfaiate
Processos de representação codificada enquanto formas síntese de representação. Formas convencionais de comunicação de dados analíticos, gráficos de colunas, gráficos de linhas. Representação diagramática como forma estruturada de comunicação dos conteúdos da paisagem e forma de elaboração conceptual. Sistemas notacionais como estratégia de comunicação da relação espaço e tempo. Sistemas notacionais da dança e suas premissas. Adaptação dos princípios para o estudo e comunicação dos conteúdos da paisagem, relacionando espaço e tempo. Os exemplos do Arq. Paisagista Lawrence Halprin, James Corner, e os arquitetos Kevin Linch e Robert Krier .
Apresentação de alguns exemplos de projeto de
desenho urbano, relacionáveis com as diferentes propostas dos alunos, em fase
de finalização. Diagramas e sistemas notacionais, como forma de linguagem
iconográfica capaz de elaborar e sintetizar os conceitos motores de uma
estratégia programática de intervenção.