Sumários

Desenvolvimento da FASE V de trabalho- Configuração

2 Dezembro 2025, 15:15 Maria Teresa Amaro Alfaiate

Acompanhamento dos trabalhos dos alunos em fase de elaboração de desenho prepositivo. O trabalho inclui, plantas, cortes e alçados devidamente articulados com diagramas explicativos da solução e desenhos livres de esquisso, que ensaiem uma expressão compositiva do espaço proposto  

.


A Relação entre Programa de Intervenção e configuração espacial

2 Dezembro 2025, 14:15 Maria Teresa Amaro Alfaiate

Discussão critica com os alunos em fase de elaboração de desenho prepositivo para as áreas de trabalho, definidas para cada grupo, considerando a especificidade de cada uma destas e um aumento de informação sobre cada espaço em concreto. Relação entre os conteúdos programáticos previamente enunciados e o início de soluções projetuais em fase de definição espacial e arquitetónica. Processos de inclusão das soluções articuladas para a água, com vista a minimizar pontos críticos e reencontrar equilíbrios, ao longo dos vales trabalhados e respetivo sistema húmido e na elevação / cruzamento com a Av. de Roma


Preparação de bases de trabalho e layouts para cada aluno. Início da discussão sobre os espaços selecionados

25 Novembro 2025, 15:15 Maria Teresa Amaro Alfaiate

Preparação de bases de trabalho e layouts com vista ao desenvolvimento de planos gerais ao nível de Estudo Prévio - Esc.: 1/250 e ao desenvolvimento de uma maqueta da área de trabalho selecionada. O projeto de cada espaço será desenvolvido individualmente por cada aluno destacando os logradouros públicos, as praças e outros espaços públicos arborizados incluindo secções da Av. dos Estados Unidos da América. Início da reflexão sobre os espaços selecionados.


Processo de Composição - A Arquitetura da Paisagem

25 Novembro 2025, 14:15 Maria Teresa Amaro Alfaiate

Alguns princípios básicos no processo de composição e espacialização. Seleção de algumas referências referências projetuais de qualidade, e sua análise considerando os pressupostos conceptuais e as opções formais e espaciais em cada um destes. Discussão sobre o caracter eletivo e adequabilidade das  ideias programáticas desenvolvidas por cada grupo , enquanto registos capazes de guiar o sequente desenvolvimento projetual. Clarificação quanto à forma como um sistema de propostas programáticas, com propósitos da mesma natureza, se podem traduzir em propostas arquitetónicas com alguma diferenciação. Os Elementos que decorrem de uma investigação sensível sobre cada sítio concreto selecionado para intervenção e a forma como estes podem vincular  determinantemente as opções espaciais desenvolver.


Lançamento da FASE IV : Configurar- Reinvenção e Simulação

24 Novembro 2025, 10:45 Maria Teresa Amaro Alfaiate

Clarificação dos objetivos desta fase de trabalho  e metodologia a seguir  considerando  desenvolvimento formal e espacial a partir do programa elaborado na fase anterior, de um espaço público selecionado. No contexto do programa elaborado pressupõe-se a tomada de opções quanto à configuração do espaço a partir das intenções previamente enunciadas. Devem ser escolhidas áreas inscritas na área global de intervenção a qual serão desenvolvidas com maior detalhe por cada aluno individualmente. Pressupõe-se uma concretização  de todos os aspetos referentes à geometria e configuração espacial, à escala, à materialidade, aos processos implícitos e soluções concretas preferencialmente relacionadas com a água. O desenho a produzir deve contemplar uma perspetiva arquitetónica, atenta às particularidades do espaço concreto que selecionou e consequente com as suas opções programáticas, no plano da sua inscrição local e contextual, e da sua simultânea  e impreterível fundação em opções de natureza  socio ecológica que dialoguem com os processos naturais da paisagem e pressuponham o reequilíbrio e o sublinhar da sua expressão identitária.