Sumários
Apresentação de trabalhos referentes à FASE 1- DESCOBERTA - Percepção e Experiência
2 Março 2023, 14:30 • Maria Teresa Amaro Alfaiate
Apresentação do
trabalho realizado por cada grupo, incluindo todo o material plástico e
textual.
Discussão da coerência interna das
ideias quer no que se refere aos conteúdos mais intrínsecos ao Parque de
Monsanto quer da sua relação com o contexto. Lógicas de escala
local, de relação com a cidade e de relação com a unidade de paisagem de
Lisboa. Estratégias escolhidas pelos alunos para a
comunicação das ideias síntese. Sua pertinência e capacidade
relatora.
Continuação da 1ª fase de Trabalho - descrição do espaço da Paisagem em estudo
28 Fevereiro 2023, 14:30 • Maria Teresa Amaro Alfaiate
Descrição
do espaço da Paisagem em estudo
Depuração
da informação elegendo como principais elementos relatores do sítio,
configuração topográfica e morfológica e suas linhas mestras – linhas de festo
e talvegue; relações de Escala e contexto, valorizando especialmente o sistema
fluvial na sua relação com Monsanto e o sistema de vales interiores; dinâmicas
naturais aparentes ou indiciadas pelo funcionamento da paisagem; materialidades
vivas e minerais.
Registos
da condição da paisagem da Serra de Monsanto no momento contemporâneo e
registos ancestrais, atendendo à sua co-participação na sua identidade e
especificidade.
Revisão com cada grupo de trabalho do material em
elaboração, com vista a apresentação não próxima aula.
Material em modelo, desenho digramático,
sequência de fotogramas, fotomontagens, registos digramáticos sobre
cartografia.
Início da troca de impressões e registo de informação
23 Fevereiro 2023, 16:00 • Maria Teresa Amaro Alfaiate
Disponibilização de cartografia da área metropolitana , de lisboa / Cidade e de Monsanto, ao nível topográfico e planimétrico .Troca de impressões com cada grupo de trabalho sobre as primeiras impressões sobre a área de estudo de Monsanto, recolhidas na visita de estudo, tendo como propósito desenvolver uma abordagem que decorra da primeira percepção e experiência
Lançamento da 1ª fase de trabalho - Percepção do espaço
23 Fevereiro 2023, 14:30 • Maria Teresa Amaro Alfaiate
Este momento primordial de abordagem e
contacto com a área do projecto, deve centrar-se na experiência do espaço a
partir de uma leitura preceptiva e multissensorial do sítio, da sensibilidade
individual e intuição, de anteriores experiências com que tenha entrado em
contacto e a partir de referências culturais e vivenciais anteriormente
registadas. Deverá estar particularmente atento às configurações físicas,
nomeadamente as topográficas e morfológicas, às relações de escala tomando como
referencial o seu corpo, às dinâmicas naturais e outras dinâmicas aparentes
eventualmente mais expressivas e, aos aspectos globais que inscrevem a área em
estudo no seu contexto de paisagem.
Neste momento deverá focar-se na
formulação de ideias de síntese descritoras do espaço de uma forma imediata e
imaginativa e seleccionar a narrativa que melhor se adapte e dialogue com o
conteúdo dessas ideias, designando os aspectos mais vinculativos do sítio,
sejam os potenciais, registos da evolução, as incertezas e riscos, configurações,
dinâmicas ….
Visita de Estudo ao local do Projecto a desenvolver - Parque de Monsanto
16 Fevereiro 2023, 16:00 • Maria Teresa Amaro Alfaiate
Continuação da visita de estudo
Realização de uma visita de
estudo ao local seleccionado para desenvolvimento de projecto, ao longo de todo
o semestre – Parque de Monsanto focando as suas relações com a
cidade. Execução de um percurso automóvel e pedonal com os alunos,
considerando destacar os principais aspectos que designam este espaço da
paisagem – topografia, vegetação, principais vales envolventes (Alcântara, Algés,
Benfica e Rio Tejo. Relações a Sul, viradas ao rio Tejo e viradas a
Norte sobre o Vale de Benfica. Reflexão sobre a estrutura interna do parque,
acessos pedonais e viários. Relações contextuais de escala territorial.
Dinâmicas naturais, em particular as mais expressivas no sítio - a água, luz o ar. Experiência do espaço - registo
de fotos, notas e esquissos elaborados pelos alunos.