Sumários
Desenvolvimento dos trabalhos no âmbito da 4ª fase . Programa de intervenção
24 Novembro 2020, 14:30 • Maria Teresa Amaro Alfaiate
Discussão com cada grupo de trabalho, dos conteúdos apresentados na anterior apresentação e de como estes poderão verter de uma forma produtiva na elaboração do programa de intervenção. Tradução do conceito de trabalho em estratégias operativas, a desenvolver ao nível do bairro, e da sua relação com as articulações com a cidade. Discussão de soluções programáticas e selecção de espaços a intervir. Resposta do programa às necessidades efectivas do bairro - questões de natureza ecológica, funcional- circulação, usos espectáveis e, socio cultural.
Organização do Projecto de Arquitectura Paisagista
19 Novembro 2020, 14:30 • Maria Teresa Amaro Alfaiate
Explicitação das várias fases de desenvolvimento do Projecto de Arquitectura Paisagista no âmbito profissional – Programa Preliminar, Programa base, Estudo prévio, Programa Base (anteprojecto, Projecto de Execução, Acompanhamento de Obra e Assistência Técnica.
Apresentação dos objectivos, nível de informação espectável e escalas de trabalho no desenvolvimento de cada uma destas bem. Peças escritas e desenhadas protocolares e conteúdos mandatários em cada uma destas Exemplificação de planos e projectos, realizados no âmbito de cada uma destas fases. Estabelecimento de relação com os trabalhos realizados pelos alunos ao nível do corrente semestre, nomeadamente ao nível do programa base, solicitado na 4ª fase de trabalho.
Apresentação da 3ª fase de trabalho - Análise e investigação . Lançamento da 4ª fase de Trabalho
17 Novembro 2020, 14:30 • Maria Teresa Amaro Alfaiate
Apresentação realizada pelos alunos, por grupos relativa aos trabalhos desenvolvidos na fase de análise. Discussão crítica da metodologia e seleccionada por cada grupo, o nível de conclusões apresentado, as formas de comunicação do material elaborado, às diferentes escalas. Considerações sobre o conceito de trabalho apresentado por cada grupo, a desenvolver na fase seguinte.
Lançamento da 4ª fase de trabalho- Programa de Intervenção | descodificação e tradução. Explicitação da abordagem a realizar a partir da qual deverá ser despoletado um processo de tradução e descodificação do conceito convertendo-o em princípios operativos para espacializar, bem como convocar acções preferenciais por parte do potencial utilizador, do espaço. Prevê-se uma tradução que não implica uma mudança de linguagem, já que o desenho é o principal interlocutor, contudo implicará uma transposição de uma ideia convertendo-a numa opção de espaço concreto. Não se tratando ainda de uma fase de figuração e formalização, tem implícitas opções e hipóteses de configuração espacial, de escala mais abrangente, que venham a demonstrar pertinência ao nível da legibilidade das ideias e princípios subjacentes, das articulações e das necessidades / propósitos sócio culturais. Uma boa parte do material desenhado já produzido na fase anterior deve ser manipulado permitindo sistematizar as opções do programa ao nível estrutural e morfológico e da escolha das materialidades principais, bem como prever processos de articulação e fluxos entre unidades que apresentam maior relação ente si. Foi esclarecido a forma como o programa de intervenção pode incluir propostas de níveis e âmbitos distintos e, implicitamente, consequências diferenciadas. Desta forma as propostas programáticas a desenvolver pelos alunos podem convocar espaços de escalas igualmente distintas.
Análise e síntese de dados ao nivel do projecto em curso - metodologias e estratégias de comunicação
12 Novembro 2020, 14:30 • Maria Teresa Amaro Alfaiate
Equacionamento de estratégias de síntese da cartografia trabalhada e suas formas de comunicação. Desenhos, em planta, corte, diagrama simples e diagrama notacional.
Acompanhamento da finalização dos trabalhos dos alunos com vista á apresentação a realizar na próxima aula.
Desenvolvimento da 3ª fase de trabalho
10 Novembro 2020, 14:30 • Maria Teresa Amaro Alfaiate
Acompanhamento dos trabalhos dos alunos, por grupos. Selecção do plano de trabalho e cartografia a apresentar por cada grupo desenvolvida à Esc. 1 / 2000, 1/ 10 000 e 1/ 50 000. Estratégias de organização das ideias e formas de comunicação. Elaboração de cortes, às diferentes escalas, no sentido de clarificar relações espaciais, acompanhando as ilações trabalhadas e reportadas a nível planimétrico