Pavimentos no contexto do Projecto de Arquitectura Paisagista ( aula teórica antecipando a de dia 15 /12 por motivo mau tempo) , Lançamento de 5ª fase de trabalho - espacialização
13 Dezembro 2022, 14:30 • Maria Teresa Amaro Alfaiate
Pavimentos no contexto do Projecto de Arquitectura Paisagista
Conceito de Pavimento. Aspectos funcionais, estéticos
e económicos. A importância dos pavimentos no contexto da concepção do projecto
de Arquitectura Paisagista
Materialidades e sua relação com as soluções
construtivas e adequação ao uso previsto
Pavimentos vernaculares e suas principais
características, materiais e sistemas construtivos. Camadas aparentes e camadas
de base e sub-base.
Soluções de drenagem associadas às
características de permeabilidade dos pavimentos. Sua importância na composição
arquitectónica do espaço
Exemplificação no contexto de projectos de
Arquitectura Paisagista, desenvolvidos a nível nacional e internacional.
Exemplificação no contexto dos projectos dos
diferentes grupos de alunos, em fase de elaboraçao.
Apresentação da 5ª fase de trabalho.
ESPACIALIZAÇÃO, simulação. Explicitação dos objectivos a atingir na
sequente fase de trabalho
Lançamento da 5ª fase de Trabalho - Espacialização
No contexto do programa elaborado pressupõe-se a
tomada de opções quanto à configuração do espaço a partir das intenções
previamente enunciadas. Selecção das áreas a desenvolver por cada grupo de 2
alunos, inscritas na área global de intervenção, permitindo uma aproximação e
desenvolvimento de propostas de maior detalhe. Concretização de uma solução
espacial, de escala, geometria e materialidade, com um desenvolvimento
comparável a um Estudo Prévio. É sublinhada a compatibilização uma perspectiva
arquitectónica atenta às particularidades do espaço concreto seleccionado e a
coerência das suas opções, no que se refere à sua inscrição contextual e do
conteúdo do programa anteriormente elaborado. Nesta fase pressupõe-se
experimentar e ensaiar várias soluções espaciais, recorrendo a modelos,
esboços, maquetas, fotomontagens...