Sumários

Doenças da Videira

15 Maio 2024, 11:00 Maria Helena Mendes da Costa Ferreira Correia de Oliveira


1ª parte -  Principais Doenças Criptogâmicas da Videira

Míldio, Oídio, Podridão Cinzenta e Podridão Negra: agentes causais, principais sintomas e sinais, aspetos relevantes dos ciclos biológicos de cada uma das doenças e condições favoráveis ao respetivo desenvolvimento.

2ª parte - Visita à Vinha da Meia Encosta

- Reconhecimento de doenças e pragas em arbustos e árvores existentes na envolvente da vinha (ácaros tetraniquídeos, psilídeos, oídio),
- Análise de sintomas de algumas doenças presentes na vinha, com ênfase para a escoriose e outras doenças do lenho,
- Observação de áltica da vinha (ovos, larvas e adultos) e respetivos estragos
- Observação de armadilha delta para deteção de traça-da-uva

Infestantes e gestão de infestantes de vinhas, pomares, cereais e hortícolas. Plantas parasitas de pastagens e hortícolas.

14 Maio 2024, 16:30 Francisca Constança Frutuoso de Aguiar


Plantas parasitas de pastagens e hortícolas. Aula de campo: diversidade de infestantes em várias parcelas cultivadas do campus do ISA. Identificação de infestantes na vinha, hortícolas (couve, alho),  pomares e searas de trigo e triticale (Terra Grande). Discussão sobre a diversidade e homogeneização das infestantes e relação com as práticas de gestão. A importância do Período Crítico de Infestação. 

Infestantes e gestão de infestantes de vinhas, pomares, cereais e hortícolas. Plantas parasitas em pastagens e hortícolas.

14 Maio 2024, 14:00 Francisca Constança Frutuoso de Aguiar


Plantas parasitas de pastagens e hortícolas. 

Aula de campo: diversidade de infestantes em várias parcelas cultivadas do campus do ISA. Identificação de infestantes na vinha, hortícolas (couve, alho), pomares e searas de trigo e triticale (Terra Grande). Discussão sobre a diversidade e homogeneização das infestantes e relação com as práticas de gestão. A importância do Período Crítico de Infestação. 

Herbologia e conceito de infestante – a mudança de paradigma. Métodos de gestão de infestantes.

13 Maio 2024, 14:30 Francisca Constança Frutuoso de Aguiar


Importância da gestão dde infestantes. Herbologia e conceito de infestante – a mudança de paradigma. Gestão Integrada de Infestantes (IWM)  e Gestão Ecológica de Infestantes (EWM). Métodos químicos - importância e resistência a herbicidas. Métodos de gestão de infestantes inovadores a nível tecnológico e científico: monda térmica, tratamentos de precisão. Outros métodos físicos, culturais e biológicos. Vantagens e desvantagens de soluções alternativas, como o relvamento e as coberturas (mulching, telas). 

Visita de Estudo

9 Maio 2024, 11:00 Ana Paula Ferreira Ramos


Visita de Estudo em conjunto com a UC Fruticultura.
Visita a vinhas, pomares de prunóideas e de nogueiras na região de Borba.
Participaram os docentes Ana Paula Ramos e Pedro Talhinhas, para além de Cristina Oliveira.