OBJETIVO DA UC:

O objetivo da UC é que os alunos, organizados em grupos com o máximo de 3 alunos, realizem um projeto em ambiente empresarial (proposto por um Proprietário Florestal, uma Associação de Produtores, uma Empresa).


PROPOSTAS DE PROJETOS PARA 2023-2024

ACHAR:
Analisar uma plantação jovem de sobreiro para encontrar a idade ótima para iniciar a desbóia, assim como um planeamento para as extrações de cortiça futuras (grupo: Rafael Oliveira, Luís Vale, Diogo Gomes)

ZIF DE SOUSEL:
Análise de um PGF existente e proposta de melhorias: 1) redefinição das unidades de gestão; 2) planeamento de um inventário florestal faseado, de acordo com o calendário de operações florestais; 3) previsão de produções com recurso a modelos de produção; 4) análise económica (grupo: Vasco Rocha, Tiago Deveza, Manuel Pista)

NAVIGATOR:
Proposta 1:
Elaboração de projectos com utilização de outras espécies (não eucalipto) à escala de uma unidade de gestão/propriedade. O objectivo seria o de explorar uma abordagem multidisciplinar a outras espécies que não eucalipto, com valências/competências ao nível do planeamento, projecto, cartografia, operação (silvicultura) e comunicação, tanto escrita (documentação) como oral (na apresentação do trabalho na empresa e na faculdade). Temos casos concretos e poderíamos propor várias abordagens possíveis, desde a temática das alterações climáticas, caracterização de condições edafoclimáticas, adensamentos, tipologia de intervenções, competitividade e simbiose com outras espécies, etc., que poderia permitir robustecer a nossa gestão atual

Proposta 2:
Integração de informação de gestão florestal à escala operacional (e.g. em âmbito de protecção ou exploração florestal), como condições de relevo e topografia, por forma a promover uma gestão eficiente de recursos florestais por bacias.  E.g. planear e definir rede de infraestruturas (rede viária, pontos de água, pontos de carregadouro para exploração) por bacia, potenciando a gestão por maior escala.

Proposta 3
Metodologias para quantificação em âmbito de um projecto  dos serviços do ecossistema (poderia ser o de 1 ou um projecto de eucalipto com eucalipto e mosaico de várias espécies ). Para além da produção de madeira ou cortiça por exemplo, tais como quantificar no projecto o contributo para o sequestro e armazenamento de carbono na parte aérea e no solo; eventuais serviços relacionados com a quantidade e qualidade da água da bacia ou sub-bacia hidrográfica em que o projecto se insere, via gestão adequada das faixas de proteção de linhas de água (zonas ripícolas); proteção do solo contra a erosão (se for o caso); destacar os benefícios do mosaico (se for o caso disto); efeitos sobre a biodiversidade etc.

ALTRI FLORESTAL:
Proposta 1:
Preparação do PGF para a propriedade Serra da Atalhada, localizada em Penacova. Tem uma área de cerca de 130ha, e diversas ocupações, nomeadamente eucalipto, pinheiro e medronheiro, bem como integra diferentes infraestruturas

Proposta 2:
Preparação do PGF para a propriedade Calha do Grou, localizada em Almeirim. Tem cerca de 1400 ha, dos quais mais de 800 são de sobro, havendo outras espécies como eucalipto, pinheiro-bravo, pinheiro manso, e choupo.