Sumários

Aula 8 Mod2

4 Abril 2019, 10:15 Maria José Antão Pais de Almeida Cerejeira

Tarefa Prática – Caracterização ecotoxicológica de vários contaminantes.

Recolha de valores em bases de dados. Análise e discussão dos indicadores de ecotoxicidade terrestre e aquática e classificação ecotoxicológica das várias substâncias.

Introdução teórico-prática à próxima aula laboratorial:

Metodologias de extracção

Metodologias cromatográficas (GC, HPLC) e hifenadas (GC-MS)

Metodologias de ensaios biológicos – teste toxicidade aquática com o microcrustáceo Daphnia magna


Aula7 Mod 2

2 Abril 2019, 09:30 Maria José Antão Pais de Almeida Cerejeira

Efeitos Tóxicos no ambiente

Importância da avaliação de efeitos tóxicos na avaliação de risco ambiental.

Principais indicadores de efeitos tóxicos. Utilização na avaliação de risco e na classificação de perigosidade ambiental.

Seleção das espécies a testar nos ensaios de ecotoxicidade e tipos de ensaios. Ensaios de toxicidade aguda, sub-crónica e crónica.

Classificação ecotoxicológica dos compostos químicos de acordo com a sua toxicidade para diferentes organismos vivos.

Avaliação de efeitos tóxicos para o biota aquático. Métodos convencionais versus métodos expeditos. Vantagens e inconvenientes. Os microbiotestes. As principais metodologias para o ambiente aquático. Caracterização e principais endpoints. Ensaios de laboratório e desafios e relativamente ao realismo dos ecossistemas.


Aula 6 Mod2

28 Março 2019, 10:15 Maria José Antão Pais de Almeida Cerejeira

Principais parâmetros condicionantes da dinâmica e destino ambiental: características intrínsecas dos contaminantes e das condições ambientais.  (Conclusão da aula teórica anterior)

Tarefa pratica: Análise e discussão de características físico-químicas e avaliação preliminar da exposição ambiental -

Documentos de apoio: Handbook of environmental fate and exposure data for organic chemicals- Vol 1 e 2 (Howard, P.)

Ilustrated hanbook of physico-chemical properties and environmental fate for organic chemicals) vol 5 (Mackay et al)

Outras Base de dados on line


Aula 5 Mod 2

26 Março 2019, 09:30 Maria José Antão Pais de Almeida Cerejeira

Dinâmica e destino ambiental de contaminantes.

Exposição ambiental

Aspectos gerais sobre os principais processos e factores que influenciam o comportamento e destino ambiental dos diversos contaminantes. Caso dos nutrientes de origem agrícola e de pesticidas.

Distribuição e Persistência dos micropoluentes nos vários compartimentos ambientais.

Processos de bioconcentração, bioacumulação e biomagnificação e principais factores envolvidos nesses processos. Exemplificação para vários tipos de poluentes e potenciais efeitos tóxicos. Estudos de toxicocinética e toxicodinâmica.

Análise dos principais factores envolvidos no destino ambiental no solo e na água de alguns contaminantes (e.g. pesticidas). Determinação de valores de persistência (meia vida). A diferente persistência nos vários compartimentos ambientais. Persistência nas águas subterrâneas.



Aula 4 Mod 2

21 Março 2019, 10:15 Maria José Antão Pais de Almeida Cerejeira

Realização e discussão de tarefa prática

Análise e discussão de dados sobre exposição ambiental -comportamento e destino ambiental- para vários tipos de poluentes.

Documentos de apoio: Handbook of environmental fate and exposure data for organic chemicals-e Ilustrated hanbook of physico-chemical properties and environmental fate for organic chemicals)