Sumários

Quantificação de doenças e Postulados de Koch

24 Novembro 2023, 14:00 Pedro Talhinhas


2. Quantificação das doenças das Plantas. Conceitos de incidência e severidade da doença. 3. Etapas do diagnóstico (2ª parte) (Continuação do trabalho iniciado na aula anterior, baseado no cumprimento dos Postulados de Koch) Observação, caracterização e repicagem de culturas isoladas de diversos hospedeiros. Questionário 02

Diagnóstico e postulados de Koch

23 Novembro 2023, 15:45 Ana Paula Ferreira Ramos


2. Etapas do diagnóstico (2ª parte). Métodos/técnicas alternativas e/ou complementares ao diagnóstico (clássico) de doenças das plantas - fundamentos, âmbito de aplicação, vantagens e limitações:
i. métodos imunológicos/imunoenzimáticos (exemplo da técnica ELISA);
ii. métodos moleculares (exemplo de métodos baseados na PCR);
iii. microscopia eletrónica; iv.técnicas baseadas em sensores (breve introdução).
3. Postulados de Koch: fundamento, aplicação e limitações. Estudo das caraterísticas do agente causal em cultura pura (2º post. Koch); inoculação de hospedeiro saudável com o fungo Colletotrichum sp. (3.º Postulado de Koch) – trabalho prático executado pelos alunos.
Questionário 01


Tipos de Parasitas e de Parasitismo. Escala de hospedeiros dos agentes patogénicos. Condições para a ocorrência da doença

21 Novembro 2023, 17:00 Ana Paula Ferreira Ramos


III - As Doenças das Plantas: parasitas, agentes patogénicos e saprófitas - que outros microrganismos interagem com as plantas? Comunidades epifíticas e endofíticas e como estas influenciam a saúde das plantas.
- Tipos de Parasitas e de Parasitismo: obrigatórios e facultativos; biotróficos, hemibiotróficos e necrotróficos. Exemplos.
- Escala de hospedeiros dos agentes patogénicos. Agentes patogénicos polífagos e específicos. Especialização parasitária, conceito de forma especializada e de raça fisiológica. Implicações práticas da polifagia ou da especificidade dos agentes patogénicos nalgumas práticas agrícolas (o caso da rotação de culturas para agentes patogénicos que habitam o solo).
- Condições para a ocorrência da doença: o triângulo da doença e sua expansão para a pirâmide de base triangular (tetraedro) ou retangular. - Ciclo de uma doença causada por um agente patogénico. Principais fases do Ciclo: sobrevivência, inoculação, penetração, invasão, crescimento e reprodução, disseminação. Detalhes sobre cada fase e exemplificação.
- Doenças monocíclicas e policíclicas e casos de estudo.

Diagnóstico e postulados de Koch

17 Novembro 2023, 16:15 Pedro Talhinhas


2. Etapas do diagnóstico (2ª parte). Métodos/técnicas alternativas e/ou complementares ao diagnóstico (clássico) de doenças das plantas - fundamentos, âmbito de aplicação, vantagens e limitações: i. métodos imunológicos/imunoenzimáticos (exemplo da técnica ELISA); ii. métodos moleculares (exemplo de métodos baseados na PCR); iii. microscopia eletrónica; iv.técnicas baseadas em sensores (breve introdução). 3. Postulados de Koch: fundamento, aplicação e limitações. Estudo das caraterísticas do agente causal em cultura pura (2º post. Koch); inoculação de hospedeiro saudável com o fungo Colletotrichum sp. (3.º Postulado de Koch) – trabalho prático executado pelos alunos. Questionário 01

Diagnóstico e postulados de Koch

17 Novembro 2023, 14:00 Pedro Talhinhas


2. Etapas do diagnóstico (2ª parte). Métodos/técnicas alternativas e/ou complementares ao diagnóstico (clássico) de doenças das plantas - fundamentos, âmbito de aplicação, vantagens e limitações: i. métodos imunológicos/imunoenzimáticos (exemplo da técnica ELISA); ii. métodos moleculares (exemplo de métodos baseados na PCR); iii. microscopia eletrónica; iv. técnicas baseadas em sensores (breve introdução). 3. Postulados de Koch: fundamento, aplicação e limitações. Estudo das caraterísticas do agente causal em cultura pura (2º post. Koch); inoculação de hospedeiro saudável com o fungo Colletotrichum sp. (3.º Postulado de Koch) – trabalho prático executado pelos alunos. Questionário 01