Sumários

Princípios e Conceitos de Entomologia

4 Novembro 2019, 08:45 José Carlos Franco Santos Silva

Conclusão da aula anterior

Bioecologia

Ciclo de vida. Reprodução sexuada, reprodução partenogénica (assexuada), haplodiploidia. Oviparidade, ovoviviparidade, viviparidade. Desenvolvimento pós-embrionário: terminologia (instar, estádio, estado), eclosão do ovo, crescimento dos imaturos, metamorfose. Emergência do adulto e maturidade sexual, acasalamento, postura/oviposição. Temperatura e desenvolvimento: zero de desenvolvimento, temperatura ótima, temperatura máxima. Equação de Blunck-Bodenheimer. Relação entre temperatura e taxa de desenvolvimento. Modelo linear e estimativa do zero de desenvolvimento. Tipos de ciclos de vida: ametabólicos, hemimetabólicos, holometabólicos. Ciclo biológico. Tipos de ciclos biológicos (voltinismo). Tipos de ciclos multivoltinos (simples, alternância de gerações): o caso dos afídeos. Aptações sazonais. Dormência. Diapausa. Relações tróficas. Fitofagia: relações com o hospedeiro, semioquímicos: feromononas e aleloquímicos. Os aleloquímicas e as defesas químicas das plantas. Seleção do hospedeiro. Predação. Parasitoidismo


Tipos de estragos

31 Outubro 2019, 11:00 José Carlos Franco Santos Silva

Tipos de estragos. Exercícios práticos de observação de amostras com estragos e sua relação com os agentes causais. Elaboração de relatório.


Aula prática 7 - Padrões de desenvolvimento de insectos

30 Outubro 2019, 11:15 Elisabete Tavares Lacerda de Figueiredo

Padrões de desenvolvimento de insectos. Tipos de larvas (protopóides, oligopóides, polipóides, ápodas acéfalas, ápodas hemicéfalas, ápodas eucéfalas) e pupas (livres ou exaratas, coartactas, obtectas). Exercícios de identificação. Elaboração de relatório.


Princípios e Conceitos de Entomologia

28 Outubro 2019, 08:45 José Carlos Franco Santos Silva

Conceito de praga; origem do problema; pragas exóticas e invasoras; estragos, perdas e prejuízos; principais fatores que influenciam a resposta da planta aos estragos; tipos de estragos (diretos e indiretos; exemplos); modelo geral que relaciona a produção e a intensidade de estragos; nível prejudicial de ataque; estatuto de praga (pragas-chave, ocasionais e potenciais); fatores que terminam o estatuto de praga.


Padrões de desenvolvimento de insetos

24 Outubro 2019, 11:00 José Carlos Franco Santos Silva

Padrões de desenvolvimento de insetos. Tipos de larvas (protopóides, oligopóides, polipóides, ápodas acéfalas, ápodas hemicéfalas, ápodas eucéfalas) e pupas (livres ou exaratas, coartatas, obtetas). Exercícios de identificação.Elaboração de relatório.