Informação prática para o Estágio


O estágio vai realizar-se na Quinta da Casa Velha que pertence à família Alvim desde 1906.


No passado a Quinta era alvo de gestão multifuncional com uma importante componente agrícola (vinha, olival, cereais de sequeiro e pequenas hortas nas baixas e vales com um rebanho grande de ovelhas, que ajudavam na manutenção dos matos) para além da ocupação florestal.


Atualmente, face à impossibilidade de manter as vinhas, as ovelhas e os olivais com a atividade agrícola a ser abandonada progressivamente, aumentou a área ocupada por matos e regeneração natural de sobreiros.


A ocupação florestal é determinada pelos tipos de solo, declives e exposições:

  • Pinhal bravo (Pinus pinaster) nas áreas mais elevadas caracterizadas por solos de areias,
  • Pinha manso (Pinus pinea) nas áreas de vale caracterizadas por solos de areias,
  • Carvalho (Quercus faginea) nas encostas em zonas mais calcárias,
  • Sobreiro (Quercus suber) em zonas mais acidas,
  • Eucalipto (Eucalyptus globulus) pequeno complemento


Para além da gestão/exploração florestal a Quinta tornou-se num lugar de encontro e experimentação entre diferentes agentes locais: escolas, agricultores, decisores locais e nacionais, destaque EDUCAÇÃO das novas gerações para uma NOVA LIGAÇÃO: Terra -Comunidade dedicando-se ainda ao turismo e espiritualidade.


A Quinta tem um Turismo Rural pelo que é possível que haja outros hospedes a usar os mesmos espaços. O Turismo Rural é constituído por um Albergue, Quartos duplos com sala de convívioSala de Grupos e Adega.


  • Albergue: antigo palheiro, tem 27 camas (9 triliches), com 2 wc e 2 duches. Há outras mais afastadas que podem ser usadas (2 wc e 2 duches). – sem acesso gratuito à internet
  • Sala de convívio e Sala de Grupos:  acesso gratuito à internet


É necessário: almoço para o 1º dia, SACO CAMA, TOALHA E BANHO e produtos de higiene pessoal, botas de campo, impermeável,...


É aconselhável: cantil, perneiras protetoras,  repelente de insetos, chapéu, protetor solar, ROUPA QUENTE PARA A NOITE PORQUE JÁ FAZ FRIO...


Inclui a dormida e refeições: Peq.alm, almoço, jantar e a utilização de espaços (Capela; Sala de Grupos e Adega).


Consoante a ocupação do Turismo Rural, às vezes é possível usar a cozinha (frigorífico, micro-ondas) para guardarem alguns produtos para o pequeno-almoço.


Refeições: Em principio serão na casa do rancho. Contamos com a colaboração de todos para ajudar a por mesas e levantar mesas.

  • Pequeno almoço: 8:15 - 9:15 (simples: pão, manteiga, compota, café, leite e chá)
  • Almoço: 13:00 - 14:00
  • Jantar: 19:00 - 20:00


Não inclui serviço de limpeza durante a estada pelo que devem esforçar-se por manter as casas de banho e dormitórios o mais limpos e organizados possível.



Método de Avaliação - Estágio de Inventário Florestal


Os alunos, distribuídos por grupos, realizarão a parte de campo de um inventário florestal que contará com a análise e discussão do protocolo e fichas de campo; esclarecimento de duvidas acerca da localização, instalação e caracterização/medição de parcelas e visitas regulares aos grupos para esclarecimento adicional de duvidas.

Cada grupo tem um chefe que tem como responsabilidade garantir que levam todo o material para o campo e que o trazem de volta.

A avaliação terá por base os relatórios de campo com a descrição das atividades diárias, fichas de campo e desempenho no terreno e um teste individual sobre aspetos práticos.