Sumários

Projecto: Variabilidade genética de diferentes populações de cajú na Guiné-Bissau

22 Março 2019, 09:00 Maria Maria Manuel Cordeiro Salgueiro Romeiras

O presente estudo teve como objectivo conhecer a variabilidade genética de diferentes populações de cajú na Guiné-Bissau, avaliando e comparando a variabilidade genética destas populações com outras do centro de origem do cajueiro - Brasil, usando os microssatélites (SSR) como marcadores moleculares. Os resultados obtidos permitiram desenvolver dois multiplexes, cada um contendo 4 SSRs polimórficos, o que sugere um alto nível de diversidade inter-populacional dentro da Guiné-Bissau. Por outro lado, as populações nativas de cajú do Brasil apresentaram baixos níveis de variabilidade genética. Os resultados sugerem ainda que a introdução do caju na Guiné-Bissau deve ter tido lugar nas ilhas dos Bijagós – Bolama, e subsequentemente deve ter sido introduzido na região continental da Guiné-Bissau. Este projecto permitiu obter importantes dados que podem ser utilizados em futuros programas de melhoramento, bem como contribuir para assegurar a preservação in situ de alelos raros associados a diferentes variedades de cajú existentes na África Ocidental.


Projecto - Desenvolvimento de SSRs de populações de Cajú de regiões tropicais

7 Março 2019, 09:00 Maria Maria Manuel Cordeiro Salgueiro Romeiras

O trabalho laboratorial tem como objectivo principal a caracterização da diversidade genética da cultura do cajueiro em países de regiões tropicais pertencentes à comunidade dos países de língua portuguesa (CPLP), nomeadamente o Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Timor-Leste. Para atingir este objectivo, foi extraído DNA, feitos PCRs e foram testados marcadores moleculares do tipo microssatélites já descritos para o cajueiro. 

Oito marcadores microssatélites foram utilizados para a análise das amostras de cajueiro. Os fragmentos amplificados dos SSRs foram analisados num sequenciador ABI 3130XL (Applied Biosystems) com o tamanho padrão interno GS500 LIZ (Applied Biosystems), enquanto a visualização de alelos foi realizada no programa GeneMapper v 3.7 (Applied Biosystems).


Projecto - Estudo de percursores silvestres das plantas cultivadas (CWR) presentes na flora das ilhas da Macaronésia

22 Fevereiro 2019, 14:00 Maria Maria Manuel Cordeiro Salgueiro Romeiras

No decurso deste projecto, inventariaram-se 246 espécies de CWR que ocorrem nos Açores e na Madeira, estabelecendo-se as suas relações com as plantas cultivadas afins. Para tal, seleccionaram-se os géneros de interesse agrícola presentes nestes arquipélagos e procedeu-se à pesquisa bibliográfica e consulta de diversas bases de dados para recolha de informação. 

Os dados deste estudo são de grande interesse para o estabelecimento de futuras medidas de conservação, em particular dos CWR da gene pool 1 que, pela variabilidade genética e capacidade de doação de genes, podem contribuir para aumentar a resistência a stresses bióticos e abióticos das culturas, nomeadamente no aumento da capacidade de adaptação às alterações climáticas.