Sumários

Projecto: Caracterização da flora vascular da Reserva Botânica Natural D. António Xavier Pereira Coutinho

6 Março 2020, 14:00 Maria Maria Manuel Cordeiro Salgueiro Romeiras

O objectivo do presente trabalho é contribuir para o conhecimento e avaliação, do ponto de vista ecológico e citogenómico, a flora vascular da Reserva Botânica. Os nossos resultados permitiram caracterizar as principais espécies da Reserva, do ponto de vista da distribuição dos taxa: por famílias, regiões biogeográficas, tipos biológicos, ecologia e principais espécies exóticas com características invasoras. Os nossos resultados permitiram avaliar a diversidade citogenómica e estimar o conteúdo em DNA nuclear das espécies arbustivas e arbóreas mais dominantes da Reserva Botânica (i.e. Asparagus albus, Asparagus aphyllus, Euphorbia characias, Iris subbiflora, Phillyrea latifolia, Rubia peregrina e Viburnum tinus) com recurso à técnica de citometria de fluxo. Por fim, foram identificados os impactos negativos das espécies exóticas nas comunidades vegetais naturais contribuindo para fundamentar a tomada de decisões no âmbito da conservação da biodiversidade da Reserva Botânica da Tapada da Ajuda.


Projecto: Diversidade filogenética do género Erysimum (Brassicaceae)

28 Fevereiro 2020, 14:00 Maria Maria Manuel Cordeiro Salgueiro Romeiras

O objectivo deste projecto foi reconstruir as relações filogenéticas dentro do género Erysimum, bem como elucidar a diversificação das espécies endémicas que ocorrem na região da Macaronésia. Assim, recorrendo a sequências do DNA nuclear da região ITS (Internal Transcribed Spacer), utilizou-se a Maximum Likelihood para produzir as árvores filogenéticas do género Erysimum, tendo sido ainda efetuada uma rede de haplótipos usando como ferramenta o TCS v.1.21. Dados ecológicos, incluindo distribuição das espécies e avaliação do seu estatuto de conservação, permitiram contribuir para caracterizar a diversidade dos Erysimum na Macaronésia. Embora o presente trabalho tenha revelado novos aspectos da diversidade genética dos Erysimum, a existência de novos taxa permanece em aberto, sendo necessários mais estudos moleculares, usando um maior número de genes, bem como incluir um maior número de populações das espécies das ilhas da Macaronésia.


Projecto: Analise da diversidade citogenómica de Crithmum maritimum (Apiaceae)

21 Fevereiro 2020, 14:00 Maria Maria Manuel Cordeiro Salgueiro Romeiras

O principal objectivo deste protejo é analisar por citometria de fluxo a diversidade citogenómica de Crithmum maritimum (Apiaceae) ao longo de sua distribuição em Portugal continental e nas ilhas da Madeira e Açores. A média da quantidade de DNA nuclear presente nas amostras (4.38 pg), coincide com o valor medido em estudos anteriores. A informação apresentada também suporta a hipótese da restrição de grandes genomas (LGCH) sugerindo que uma tendência para um pequeno genoma em habitats insulares poderá também estar relacionada com a sua distância ao continente. Para além disso, a filogenia e estimativas de tempo de divergência entre Crithmum e outros géneros da tribo Pyramidoptereae foram estimadas com recursos a variadas bases de dados online, para a compreensão dos padrões de diversidade e a história evolutiva desta espécie dentro das Apiaceae.