Sumários

Nematologia

27 Abril 2026, 16:45 Pedro Talhinhas

extração e identificação de nemátodes; gestão laboratorial de amostras e resíduos.

Aula em colaboração com o Laboratório de Nematologia do INIAV (Dra. Lurdes Inácio).


Nematologia

27 Abril 2026, 14:45 Pedro Talhinhas

Introdução aos nemátodes parasitas das plantas; sintomas e relação nemátode-hospedeiro (tipos de parasitismo e interações); principais nemátodes fitoparasitas: géneros Meloidogyne, Globodera, Pratylenchus e Xiphinema; nemátodes de quarentena: caso particular dos nemátodes de quisto da batateira e do nemátode da madeira do pinheiro: sintomas, ciclo da doença, meios de dispersão e controlo; diagnóstico em Nematologia.

Aula em colaboração com o Laboratório de Nematologia do INIAV (Dra. Lurdes Inácio).



Diagnóstico

20 Abril 2026, 16:45 Pedro Talhinhas

Execução do terceiro postulado de Koch: inoculação dos fungos isolados em aulas anteriores, em plantas de trigo e em abacate. Análise de sequências nucleotídicas obtidas em aulas anteriores.


Avaliação de conhecimentos

20 Abril 2026, 14:45 Pedro Talhinhas

Avaliação de conhecimentos


Diagnóstico molecular de fungos fitopatogénicos

23 Março 2026, 16:45 Pedro Talhinhas

Diagnóstico molecular de fungos fitopatogénicos: amplificação da região ITS por PCR; verificação da amplificação (eletroforese).