Suspensão das aulas presenciais

10 Março 2020, 17:22 Maria Luísa Louro Martins

Caros alunos
Hoje falámos um pouco sobre isto, e aconteceu o que vos disse parecer-me ser inevitável.
Recebi mesmo agora indicação que, como medida de prevenção, até ao próximo dia 27 de março, as atividades letivas presenciais devem ser suspensas, procedendo à sua substituição, sempre que possível, por outros meios de ensino, permitindo o acompanhamento das atividades escolares suspensas, através de instrumentos de ensino à distância.
Durante o dia de amanhã irei pensar de que forma posso articular convosco formas de compensar as aulas e não vos deixar esquecer as matérias.
Um abraço
Luisa Louro


-------- Forwarded Message --------
Subject: [todos.ulisboa] COVID-19 Medidas Adicionais
Date: Mon, 9 Mar 2020 20:46:13 +0000
From: Carlos Nuno Da Cruz Ribeiro <carlos.ribeiro@reitoria.ulisboa.pt>
Reply-To: Carlos Nuno Da Cruz Ribeiro <carlos.ribeiro@reitoria.ulisboa.pt>
To: todos.ulisboa@listas.ulisboa.pt <todos.ulisboa@listas.ulisboa.pt>


À comunidade da ULisboa,
Considerando a evolução da situação relativa ao COVID-19, foi decidido, com o acordo dos Presidentes e Diretores das Escolas da Universidade de Lisboa, reunidos no Conselho de Coordenação Universitária, um conjunto de medidas de contenção da propagação do vírus, a vigorar até ao próximo dia 27 de março.
Neste sentido, as Escolas suspenderão as atividades letivas presenciais, procedendo à sua substituição, sempre que possível, por outros meios de ensino, permitindo o acompanhamento das atividades escolares suspensas, através de instrumentos de ensino à distância.
Será ainda suspenso o funcionamento de bibliotecas, salas de estudo e dos refeitórios de alunos dos Serviços de Ação Social.
As atividades físicas e desportivas, realizadas nas instalações do Estádio Universitário e das Escolas, serão suspensas, nomeadamente as que decorram em recintos fechados, ou mantidas com restrições.
Os estudantes alojados nas Residências da ULisboa, que não necessitem de frequentar atividades presenciais nas respetivas Escolas, serão aconselhados a regressar às suas residências habituais, mantendo-se apenas o funcionamento indispensável para assegurar o apoio a casos excecionais.
As atividades de grupo desenvolvidas nos museus da Universidade de Lisboa, e nos seus jardins botânicos serão igualmente suspensas, mantendo-se a abertura ao público no caso de visitantes individuais.
Serão incentivadas as atividades por teletrabalho, sempre que possível, de modo a assegurar o funcionamento da Universidade.
Tendo em vista a proteção da comunidade da Universidade são canceladas as deslocações em serviço ou para estudos.
O auto-isolamento deve ser observado por todos aqueles que constituam casos suspeitos, neles se incluindo os que regressem de zonas de risco.
Temos consciência do impacto que as medidas agora tomadas têm para toda a comunidade da Universidade de Lisboa, mas, face à situação excepcional que vivemos, consideramos ser esta a melhor decisão.
Estas medidas serão ajustadas conforme a necessidade e a evolução da situação.

Universidade de Lisboa, 9 de março de 2020

O Reitor

António Serra

Carlos Ribeiro

Vice-rector at Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade, 1649-004 Lisboa, www.ulisboa.pt, +351 962360847, carlos.ribeiro@reitoria.ulisboa.pt
Prof. at Instituto Superior Técnico, Av. Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva — 2744-016 Porto Salvo, www.tecnico.ulisboa.pt, +351 218 811 900, carlos.ribeiro@tecnico.ulisboa.pt
Researcher at INESC-ID, Rua Alves Redol 9 — 1000-029 Lisboa, www.gsd.inesc-id.pt/~cnr, +3513100292, carlos.ribeiro@inesc-id.pt
mobile: +351 962360847