Sumários

Poliploidia e regulação da incompatibilidade inter e intraespecifica

20 Novembro 2019, 14:00 Maria Wanda Sarujine Viegas

Poliploidização como processo evolutivo. Identificação génica de paleopoliploides. Processos que originam organismos poliploides e inflência ambiental. Identificação das espécies parentais. Poliploides sintéticos e hibridação somática.
Identificação de genes reguladores da estabilidade meiótica e indutores do estabelecimento da diploidização.
Dominância genómica em hibridos e emergência de organismos haploides. Importância da identidade epigenética do centrómero.
Barreiras à polinização inter e intra-especifica.


Padrões epigenéticas durante a esporogénese e gametogénese

13 Novembro 2019, 16:00 Ana Cristina Riepenhausen Delaunay Caperta

Meiose masculina e feminina, micro- mega-gametogénese.
Marcas epigenéticas: metilação do DNA, modificações pós-tradução das histonas, RNAs pequenos de interferência, complexos remodeladores da cromatina.
Regulação epi-genética da cromatina durante a micro- megasporogénese e gametogénese.


Hibridação in situ

6 Novembro 2019, 16:00 Margarida Maria Pedro Rocheta

Técnicas para análise de RNA, com particular detalhe para o protocolo de hibridação in situ. Técnica de preparar os tecidos vegetais para corte em micrótomo. Aspetos da preparação de sondas de RNA; vários tipos de controlos a usar. Tipo de sinal final e sua interpretação. Video demonstrativo. Exemplo prático.


Desenvolvimento floral e determinação da função de um gene

6 Novembro 2019, 14:00 Margarida Maria Pedro Rocheta

Desenvolvimento floral e determinação da função de um gene. Fatores que influenciam a transição da fase vegetativa para floral; Etapas para o desenvolvimento floral; genes que controlam a identidade de órgãos; Modelo ABCDE e respetivos genes; Identificação do fenótipo com base no gene mutado; Genes cadastrais – Superman, como exemplo. Como determinar a função de um gene: Forward e reverse genetics- vantagens e limitações. RNA de interferência (RNAi).


Floração: Comportamento e identidade de mersitemas

30 Outubro 2019, 14:00 Jorge Alexandre Matos Pinto de Almeida


Comportamento de meristemas apicais e via de sinalização WUSHEL:CLAVATA. Interacção WUS-CLV: Regulação directa vs indirecta. Demonstração de interacção directa. Movimento de WUS através de células (short-range).  Floração em resposta a fotoperíodo. Papel central de FT na resposta a CONSTANS (montante; fotoperíodo) e na activação (jusante) de genes de identidade de meristemas. Demonstração do movimento de FT de folhas para meristemas apicais (long-range). Identidades de meristema. Transição meristema de inflorescência-meristema floral em Antirrhinum e Arabidopsis. Funções contrastantes de FLO/LEAFY e CEN/TFL (“loop” regulatório em Antirrhinum).