Sumários

Anfíbios e répteis de Portugal - aula prática de campo

23 Novembro 2021, 14:30 Pedro Segurado

Visita a diferentes tipos de habitats terrestres e aquáticos na Tapada da Ajuda. Realização e demonstração de diferentes técnicas de amostragem de anfíbios e répteis: métodos de observação direta, varrimento de meios aquáticos com camaroeiro, armadilhagem em meio aquático e meio terrestre. Captura de espécimes, sua identificação e recolha de dados biométricos.


Anfíbios e répteis de Portugal

17 Novembro 2021, 08:15 Pedro Segurado

Anfíbios e répteis em Portugal: características gerais, ecologia, espécies presentes e suas características principais. Principais ameaças e gestão dos habitats. Técnicas de amostragem.


Peixes de água doce em Portugal - realização de trabalho prático em grupo

16 Novembro 2021, 14:30 Pedro Segurado

Realização do trabalho prático em grupo: espécies piscícolas potenciais em diferentes sub-bacias hidrográficas do Rio Tejo


Peixes de água doce em Portugal - aula prática de campo

10 Novembro 2021, 08:15 Pedro Segurado

Demonstração de uma sessão de amostragem de peixes de água doce através de pesca elétrica na pateira da Tapada da Ajuda. Identificação das espécies capturadas e recolha de dados biométricos.


Peixes de água doce em Portugal

9 Novembro 2021, 14:30 Pedro Segurado

Objetivos, conteúdos, plano de aulas e avaliação do módulo de vertebrados. Ictiofauna de água doce de Portugal e descrição das suas principais guildas. Peixes diádromos, potamódromos, residentes e exóticos. Zonamento do ecossistema fluvial e gradiente longitudinal das comunidades piscícolas: Amostragem de populações piscícolas de água doce.