Métodos de Ensino e Avaliações
As horas semanais estão repartidas por 2 aulas teórico –práticas de 2.5 h cada. No inicio das aulas teóricas far-se-á a apresentação dos fundamentos teóricos necessários para a compreensão e realização de problemas práticos na 2ª parte da aula. Uma aula teórico-prática decorrerá num campo da Tapada da Ajuda, se as condições meteorológicas assim o permitirem, para instalação e manuseio de diferentes equipamentos para a condução da rega. Os alunos deverão ter uma participação ativa nas aulas, devendo levar para todas as aulas máquina de calcular. Para algumas aulas, a indicar durante o semestre, os alunos serão aconselhados a levar computador portátil. Para acesso à avaliação, os alunos devem obter frequência através da presença em 75 % das aulas teórico-práticas + entrega de um trabalho realizado em grupo. Os alunos que não obtiverem frequência, não poderão realizar o 3º teste nem o exame final. A avaliação apresenta duas modalidades em alternativa: 1. Exame final com toda a matéria (acesso mediante frequência válida); 2. Avaliação contínua (acesso mediante frequência válida) com a realização de três testes, com pesos de 0.35 (Cap 1 e 2), 0.4 (Cap 3) e 0.25 (Cap 4), em datas marcadas na 1ª aula do semestre. Para serem aceites para realização dos testes, os alunos deverão fazer inscrição na plataforma FENIX. Quer o exame final quer os testes consistem numa prova escrita, sem consulta, com uma componente teórica (perguntas de escolha múltipla/de resposta curta/de desenvolvimento) e uma componente prática (resolução de exercícios). Os pesos de cada componente são: 35% teórica e 65 % prática. A nota final na UC (NF) é obtida por média ponderada da avaliação escrita (T ou E) e do trabalho de projeto (P): NF = 0.6 T + 0.4 P ou NF = 0.6 E + 0.4 P, onde T é a classificação média do aluno nos testes, P é a classificação do aluno no trabalho de projeto, E é a classificação do aluno no exame final. A classificação dos alunos no trabalho de projeto (P) é a média das componentes: Classificação do relatório (R); Desempenho individual dos alunos nas aulas dedicadas ao projeto (AC); Desempenho individual do aluno na discussão do trabalho (D) Uma classificação igual ou superior a 10 valores confere a aprovação na UC.