Métodos de Ensino e Avaliação

Aulas de natureza teórico-prática que fomentam a discussão dos conteúdos programáticos lecionados, com apoio em Estudos de Caso e “flipped classroom”. Na impossibilidade de se visitar o terreno, as aulas incluem “virtual field trips” com suporte em filmes para familiarizar os estudantes com a especificidade do(s) meio(s). Promove-se uma dinâmica de contacto com diferentes realidades sociais, tecnológicas, ambientais e geopolíticas dos trópicos através da partilha de experiências de docentes e técnicos convidados, com percursos profissionais relevantes no âmbito da investigação e/ou intervenção na produção agrícola tropical e práticas agroflorestais.
Dada a diversidade de temáticas, a avaliação contínua é obrigatória e contempla: i) participação em 2/3 das aulas; ii) apresentação de Trabalhos desenvolvidos, em grupo, durante o semestre sobre tópicos selecionados para ilustrar e debater, em aula, diferenças entre distintos sistemas e as bases ecológicas e socioeconómicas que explicam a sua caracterização e classificação; e iii) realização de dois testes de avaliação de conhecimentos, autoavaliados e corrigidos nas aulas.
A abordagem passa por juntar um nível individual, com a participação ativa nas aulas e o contacto com o referencial teórico principal, a um nível de trabalho de grupo, com o diagnóstico de problemas e oportunidades e a elaboração de propostas, análises e críticas apoiadas em fontes diversas e distintas de informação secundária, interagindo para procurar consensos e pontos de crítica e demonstrar capacidade de formular e defender propostas e enquadrá-las em contextos de produção agrícola e agroflorestal particulares dos trópicos.
A avaliação releva a qualidade da participação no debate dos trabalhos dos colegas. Média não inferior a 11,5 valores dispensa exame final. Em caso de exame final, a classificação nele obtida corresponde a 50% da nota, desde que seja superior a 9,5 valores.