Métodos de Ensino e Avaliações

Aulas teóricas presenciais, onde são lecionados os fundamentos teóricos da matéria, que são depois aplicados nas aulas teórico-práticas, onde são analisados e discutidos casos de estudo ou resolvidos problemas práticos. Realização de uma saída no campus do ISA para observação das rochas que afloram na Tapada e de perfis de solos em zona florestal e nas áreas de vinha.
A avaliação consiste num exame final sobre a matéria teórica e teórico-prática (75% da classificação final), e na realização de dois trabalhos de grupo (T1 sobre Tema II da UC: Solos, Degradação e Conservação e T2 sobre Tema III da UC: Contaminação e Recuperação Ambiental; 12,5% + 12,5% da classificação) apresentados de forma escrita e oral.
As apresentações orais são discutidas e criticadas participando os alunos nessa discussão.
A realização destes trabalhos práticos integrados no processo de avaliação pretende desenvolver no aluno competências ao nível da análise de situações de degradação de solos, formas de a minimizar, bem como da avaliação de risco e da tomada de decisão em situações de contaminação de solos.