Resultados da 2a chamada de 25 de junho: pauta
Resultados da 1a chamada de 8 de junho e notas das discussões: pauta Resultados das discussões (avaliação contínua: nota máxima=6 valores): pauta
Uma proposta de resolução do exame da 1a chamada baseada em respostas dos alunos: proposta de resolução
Exame final: Realização de exame final em versão on-line de acordo com as indicações do CG do ISA
As datas de exames indicadas no calendário de exame na página do ISA são:
- 1a chamada da época normal : 8 de junho de 2020 (2a-feira)
- 2a chamada da época normal : 25 de junho de 2020 (5a-feira)
- Época especial : 9 de julho (5a-feira)
Indicações sobre a época especial:
- Apenas os alunos inscritos na época especial terão nota lançada.
- Numa sessão zoom, com início às 9h15, será indicado como aceder ao enunciado do exame: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96733854204
- A disponibilização dos enunciados será às 9h30 (parte 1) e às 11h30 (parte 2)
- A submissão da resolução do exame (1 único ficheiro em formato pdf) será
feita na conta pessoal do aluno no Fenix
- (1a parte
do exame: 9h30) Aluno -> Inscrever -> Avaliações / Exames ->
"Disciplina" -> EpocaEspecialParte1 -> Responder
- (2a parte do exame: 11h30) Aluno -> Inscrever -> Avaliações / Exames -> "Disciplina" -> EpocaEspecialParte2 -> Responder
- (1a parte
do exame: 9h30) Aluno -> Inscrever -> Avaliações / Exames ->
"Disciplina" -> EpocaEspecialParte1 -> Responder
- Duração
do exame: os alunos dispõe de 1 hora para realizar a parte 1 do exame, e
de 20 minutos para digitalizar e fazer o upload do ficheiro pdf no
Fenix (ver instruções abaixo). A hora de submissão do ficheiro fica registada no Fenix. O processo será idêntico para a parte 2 do exame.
- Só
serão corrigidas resoluções do exame bem legíveis e submetidas no Fenix
(não serão aceites ficheiros e
fotografias enviados por email). Em caso de dificuldade técnica na
submissão o aluno deverá contactar o docente que está a vigiar através
do chat do Zoom.
- De acordo com as regras aprovadas pelo Conselho Pedagógico, o responsável da UC reserva-se o direito de exigir avaliação oral via video caso haja uma discrepância marcada entre a avaliação contínua e uma nota muito elevada no exame.
O que os alunos vão necessitar para realizar o exame:
- acesso ao zoom com video; acesso ao Fenix (com password)
- folhas
em branco ou de linhas para responder às perguntas de forma manuscrita
com esferográfica preta (respostas a lápis ou outras cores ilegíveis não
serão aceites; respostas ilegíveis também não serão aceites)
- máquina de calcular
- identificação pessoal (cartão de cidadão) para identificação se pedido pelo docente que está a vigiar
- equipamento
para digitalização das respostas manuscritas e criação e um único
ficheiro pdf bem legível com tamanho inferior a 3 Mb para fazer "upload" na conta
pessoal no fénix . É da responsabilidade dos alunos encontrar uma solução para
digitalizar a resolução do exame num ficheiro bem legível, com páginas em posição vertical, com dimensão máxima da 3
Mb (limite de upload para o Fénix). Não serão aceites ficheiros e
fotografias enviados por email: apenas ficheiros bem legíveis submetidos no Fenix
serão considerados como resoluções do exame. Pode consultar este video que explica como usar as seguintes apps para smartphones para obter o ficheiro pdf de tamanho abaixo dos 3Mb:
- adobe scan (requer registo e e usa adobe cloud);
- camscanner (mais aconselhado; não requer registo e permite enviar o pdf para o email do aluno ou para google drive, para depois ser colocado no fenix). Aconselha-se a escolher a opção "B&W" depois de clicar en "next" e antes de "save", para cada página, para o ficheiro ficar mais pequeno e com mais contraste.
- adobe scan (requer registo e e usa adobe cloud);
Avaliação contínua:
- Entrega da parte 1 do trabalho (data de entrega: 19 de abril). Os alunos que não entregarem nessa nessa data devem enviar email ao docente da prática respectivo até dia 19 descrevendo sumariamente o estado do trabalho e as dificuldades encontradas (em termos de equipamento/software QGIS, dificuldade de encontros on-line entre elementos do grupo, ou outros). O trabalho poderá então ser entregue numa data ulterior, preferencialmente antes do final de abril.
- Quando o docente receber o trabalho e confirmar que os
diagramas e pdfs parecem correctos, informará os grupos respectivos.
Nessa altura, os grupos terão que enviar um ficheiro zip (com nome
DadosTurma_Grupo_.zip, com indicação da turma e grupo, por exemplo
DadosTurma11Grupo2.zip) contendo:
- o ficheiro de projecto QGIS (com nome, por exemplo, ProjectoTurma11Grupo2) e
- todos os ficheiros de dados necessários para a parte 1 do trabalho de avaliação
Nota: os grupos deverão verificar que bastará ao docente fazer o unzip do ficheiro (DadosTurma_Grupo_.zip) para depois poder abrir o projecto no QGIS (ProjectoTurma_Grupo_), e ter acesso a todos os dados. - Dadas as dificuldades que os alunos encontram, a parte 2 do
trabalho será substituída na discussão por perguntas relativas aos
exercícios práticos que os alunos devem realizar autonomamente durante o
semestre (com apoio do Caderno das Aulas Práticas e dos videos
disponibilizados ou a disponibilizar ao longo das semanas do semestre).
- Nas discussões on-line do docente com os elementos do grupo a realizar
no final do semestre, serão feitas perguntas individuas aos elementos do
grupo sobre a parte 1 do trabalho e sobre um conjunto de alíneas dos exercícios das aulas práticas.
Os alunos devem marcar com o docente respectivo uma data
(preferencialmente entre 20 de maio a 9 de junho) para discussão
on-line de grupo, em que os elementos do grupo devem estar presentes simultaneamente, e devem
poder ligar-se por video e mostrar documento de identificação. A
discussão será em grupo sendo postas questões individuais aos elementos
do grupo. As questões incidirão sobre (A) o projecto entregue, e (B)
sobre os seguintes tópicos do Caderno de apoio às aulas práticas.
A cada aluno será posta uma ou duas perguntas sobre os tópicos abaixo. Pressupõe-se que o trabalho prático já terá sido executado pelos alunos e que estarão em condições de dar uma resposta imediata, justificando os procedimentos usados no QGIS.
4.3, Restruturação de “raster” para formato vectorial com “polygonize"
4.4.2 Restruturação de formato vectorial para formato matricial (“raster”)
4.5 Exercício sobre quantificação da alteração do solo (sobreposição matricial)
5.3 Sistema de coordenadas de referência (CRS) do projecto e do conjunto de dados geográficos
5.4 Reprojectar cdg num novo sistema de coordenadas de referência
6.2.3 Obter o modelo digital de elevações (MDE) usando interpolação TIN
6.2.5 Observação de perfis do terreno com “Profile tool plugin”
6.2.6 Derivação de declives, orientações e iluminação a partir de um MDE
6.4.3 Reamostragem e alinhamento de rasters com “align rasters”
7.3 Assinaturas espectrais e composições coloridas
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# Regras do esquema presencial:
Avaliação e aprovação à UC:
- Há uma nota individual do trabalho obrigatório (com cotação máxima de 6 valores) que corresponde à avaliação contínua no semestre (para alunos repetentes a nota obtida é válida nos dois anos lectivos seguintes de acordo com as Regras Gerais de Avaliação de Conhecimentos -- ver página do ISA)
- O exame final (com cotação máxima de 14 valores) é obrigatório.
- Para ter aprovação é necessário verificarem-se simultaneamente os seguintes requisitos:
- Presença regular às aulas práticas (espera-se um mínimo de 75% de presenças)
- Nota mínima de 6 valores em 14 para o exame;
- A nota final, que é a soma das notas do exame e do trabalho, tem que ser pelo menos 10.
- Os
alunos devem inscrever-se nas chamadas de exame no Fénix nas
datas indicadas: a inscrição para a 1a chamada inicia-se a ***; a
inscrição para a 2a chamada decorre desde dia *** a ***; apenas os alunos que constam da pauta respectiva
poderão realizar Época Especial.
- A distribuição por salas será afixada na página na manhã do dia do exame.
- Os alunos devem ter consigo um documento de identificação com fotografia durante o exame.
- É necessário trazerem um caderno de exame e uma máquina de calcular simples.
- Os alunos deverão ficar na sala pelo menos durante a hora inicial do exame, e não podem regressar à sala depois de saírem.
- Durante o exame os telemóveis deverão estar desligados.
As regras gerais de avaliação constam das Regras Gerais de Avaliação de Conhecimentos (ver página do ISA)
Chamadas de exame (os alunos devem verificar a data no calendário oficial do ISA)
- Época normal 1a chamada: dia ***
- Época normal 2a chamada: dia ***
- Época
especial: dia 11 de julho ***
Alguns exames (SIGDR) de anos anteriores:
- 12 de junho de 2019, com resolução
- 15 de junho de 2018, com resolução.
- 8 de junho de 2016 (a resolução da maior parte das alíneas pode ser encontrada na página da UC de Geomática)
- 24 de junho de 2016, com resolução