Sumários

Fertilização

4 Outubro 2018, 11:00 Henrique Manuel Filipe Ribeiro

Correção mineral e orgânica

Adubação. Técnicas de aplicação dos adubos. A adubação de instalação e de manutenção de povoamentos florestais. Recomendações de adubação de diferentes espécies.


Fertilizantes

3 Outubro 2018, 10:30 Henrique Manuel Filipe Ribeiro

Fertilizantes. Classificação dos fertilizantes de acordo com a NP-1048 (1990). Características dos adubos: unidades fertilizantes, reacção fisiológica, salinidade, solubilidade. Adubos minerais elementares azotados, fosfatados e potássicos. Adubos minerais compostos. Adubos especiais, adubos de libertação controlada e quelatos.


Análise de solo (cont.). Análise de plantas.

27 Setembro 2018, 11:00 Henrique Manuel Filipe Ribeiro

Análise de solo (cont.)  parâmetros avaliados, interpretação dos resultados. A análise de terra como base das recomendações de fertilização.
Análise de plantas: factores que afectam a composição das plantas, colheita e amostragem de material vegetal, interpretação dos resultados.


Noções Básicas de Nutrição Vegetal (conclusão). Análise de amostras de solo.

26 Setembro 2018, 10:30 Henrique Manuel Filipe Ribeiro

Noções Básicas de Nutrição Vegetal (conclusão): comportamento dos nutrientes vegetais no solo, funções na planta e consequência /sintomas de deficiência e excesso: cálcio, magnésio, enxofre e micronutrientes

Análise de amostras de solo (terras): colheita de amostras de solo (terras)


Noções Básicas de Nutrição Vegetal (cont.)

20 Setembro 2018, 11:00 Henrique Manuel Filipe Ribeiro

Noções Básicas de Nutrição Vegetal (cont.): comportamento dos nutrientes vegetais no solo, funções na planta e consequência /sintomas de deficiência e excesso: azoto, fósforo e potássio.