Sumários
12ª Aula
4 Dezembro 2025, 09:00 • Ana Maria Contente de Vinha Novais
Tema 2. Desenvolvimento rural
2. Temas do desenvolvimento - Património rural e produtos de qualidade.
Património rural: noção, abordagens, legitimação, recriação e vinculação do património. Produtos de qualidade: noção e regulamentação. Processos de qualificação: estratégias territoriais e de fileira.
11ª Aula
27 Novembro 2025, 10:00 • Ana Maria Contente de Vinha Novais
Comunicação de
Margarida Lima de Faria “Construções
sociais do turismo em espaço rural
Consumos de jardins e parques públicos”
11ª Aula
27 Novembro 2025, 09:00 • Ana Maria Contente de Vinha Novais
Tema 2. Desenvolvimento rural
1. Temas do desenvolvimento – Novas atividades. Turismo, lazer e visitação dos espaços rural e urbano. A mudança social e o discurso sobre a ruralidade. A oferta e a procura de turismo rural. O potencial do turismo para o desenvolvimento rural.
Comunicação de Margarida Lima de Faria ““Construções sociais do turismo em espaço rural. Consumos de jardins e parques públicos””
10ª Aula
20 Novembro 2025, 10:00 • Ana Maria Contente de Vinha Novais
TG. Dinâmicas do Rural
Apresentação pelos alunos da 2ª Tarefa: “População e atividades” nos estudos de caso selecionados pelos alunos/grupos. Gráficos de evolução da população residente; quadros ou mapas de distribuição da população segundo a dimensão dos aglomerados.10ª Aula
20 Novembro 2025, 09:00 • Ana Maria Contente de Vinha Novais
Tema 2. Sociedade e Desenvolvimento rural
1. Continuação do sumário anterior
TG. Dinâmicas do Rural
Apresentação pelos alunos da 2ª Tarefa: “População e atividades” nos estudos de caso selecionados pelos alunos/grupos. Gráficos de evolução da população residente; quadros ou mapas de distribuição da população segundo a dimensão dos aglomerados.