Sumários

17ª Aula

23 Abril 2020, 14:00 Ana Maria Contente de Vinhas Novais

3. Os sistemas rurais e o desenvolvimento

Conclusão do sumário da aula anterior (O desenvolvimento rural. Políticas de desenvolvimento rural.)

Realização da 1ª tarefa dos trabalhos dos trabalhos dos Temas 1/3, “Ocupação do espaço”: mapas e matrizes de mudança de ocupações do espaço / usos do solo.


16ª Aula

22 Abril 2020, 08:30 Maria João Prudêncio Rafael Canadas

1. Da agricultura ao rural. A noção de sistema rural

Análise do espaço rural: o Rural. Origem e delimitação da noção de rural; Tipologia de zonas rurais; Dinâmicas populacionais no, do e para o rural; Peso social e simbólico da agricultura (hortejos, identidades e herança rural); Participação, confiança e expectativas dos residentes em face do desenvolvimento; Interlocutores no espaço rural. Discussão de conceitos: a dissociação entre o rural e a agricultura em Domingos (2012), “Vida no campo”

3. Os sistemas rurais e o desenvolvimento

Introdução ao desenvolvimento rural: Síntese da agricultura ao rural. O desenvolvimento rural. Políticas de desenvolvimento rural.


15ª Aula

16 Abril 2020, 14:00 Maria João Prudêncio Rafael Canadas

1. e 2. Noção de sistema rural, sistemas rurais e condicionantes do meio – pensar os problemas de hoje e os futuros próximos

Conclusão do debate em torno das questões propostas para as Fichas de Leitura / Visualização

Questão 3. Porque é que a questão ambiental tem uma vertente económica, institucional (democracia ou tomada de decisão colectiva) e de educação?

1ª tarefa do Trabalho de grupo Dinâmicas do Rural. 1. Apresentação pelos alunos das razões que levaram à escolha do concelho (ou concelhos) que tomaram como caso de estudo.


14ª Aula

15 Abril 2020, 08:30 Ana Maria Contente de Vinhas Novais

  1. 2. Nocão de Sistema Rural e Sistemas Rurais e condicionantes do meio –pensar os problemas de hoje e futuros próximos    

Debate em torno das questões propostas para as Fichas de Leitura / Visualização, de textos e filme (documentário “Demain/Tomorrow, take concrete steps to a sustainble future”)

Questão 2. Quais as vias ou modelos técnicos que são atualmente propostos para a conciliar as exigências de alimentar a população crescente a nível mundial com os requisitos de sustentabilidade ambiental

Questão 5. De que modo a questão de quem produz (camponeses, agricultores familiares e agricultores empresariais) não é indiferente para a questão da alimentação (a nível global e local)

Questão 6. Que modelos para o arranjo espacial da relação entre população e agricultura, cidade e campo, e quais os seus pressupostos?

Meios: Marot (2019), “Demain / Tomorrow”


13ª Aula

2 Abril 2020, 14:00 Maria João Prudêncio Rafael Canadas

(1) Seleção das questões propostas para a elaboração das Fichas de Leitura / Visualização (de textos/filme), a entregar até dia 8 de Abril;

(2) Comentários às fichas-resumos relativas à comunicação “Identifying and explaining the farming system composition of agricultural landscapes…”