Sumários
17ª Aula
23 Abril 2020, 14:00 • Ana Maria Contente de Vinhas Novais
3. Os sistemas rurais e o desenvolvimento
Conclusão do sumário da aula anterior (O desenvolvimento rural. Políticas de desenvolvimento rural.)
Realização da 1ª tarefa dos trabalhos dos trabalhos dos Temas 1/3, “Ocupação do espaço”: mapas e matrizes de mudança de ocupações do espaço / usos do solo.16ª Aula
22 Abril 2020, 08:30 • Maria João Prudêncio Rafael Canadas
1. Da agricultura ao rural. A noção de sistema rural
Análise do espaço rural: o Rural. Origem e delimitação da noção de rural; Tipologia de zonas rurais; Dinâmicas populacionais no, do e para o rural; Peso social e simbólico da agricultura (hortejos, identidades e herança rural); Participação, confiança e expectativas dos residentes em face do desenvolvimento; Interlocutores no espaço rural. Discussão de conceitos: a dissociação entre o rural e a agricultura em Domingos (2012), “Vida no campo”
3. Os sistemas rurais e o desenvolvimento
Introdução ao desenvolvimento rural: Síntese da agricultura ao rural. O desenvolvimento rural. Políticas de desenvolvimento rural.15ª Aula
16 Abril 2020, 14:00 • Maria João Prudêncio Rafael Canadas
1. e 2. Noção de sistema rural, sistemas rurais e condicionantes do meio – pensar os problemas de hoje e os futuros próximos Conclusão do debate em torno das questões propostas para as Fichas de Leitura / Visualização Questão 3. Porque é que a questão ambiental tem uma vertente económica, institucional (democracia ou tomada de decisão colectiva) e de educação? 1ª tarefa do Trabalho de grupo Dinâmicas do Rural. 1. Apresentação pelos alunos das razões que levaram à escolha do concelho (ou concelhos) que tomaram como caso de estudo. |
14ª Aula
15 Abril 2020, 08:30 • Ana Maria Contente de Vinhas Novais
Debate em torno das questões propostas para as Fichas de Leitura / Visualização, de textos e filme (documentário “Demain/Tomorrow, take concrete steps to a sustainble future”) Questão 2. Quais as vias ou modelos técnicos que são atualmente propostos para a conciliar as exigências de alimentar a população crescente a nível mundial com os requisitos de sustentabilidade ambiental Questão 5. De que modo a questão de quem produz (camponeses, agricultores familiares e agricultores empresariais) não é indiferente para a questão da alimentação (a nível global e local) Questão 6. Que modelos para o arranjo espacial da relação entre população e agricultura, cidade e campo, e quais os seus pressupostos? Meios: Marot (2019), “Demain / Tomorrow” |
13ª Aula
2 Abril 2020, 14:00 • Maria João Prudêncio Rafael Canadas
(1) Seleção das questões propostas para a elaboração das Fichas de Leitura / Visualização (de textos/filme), a entregar até dia 8 de Abril;
(2) Comentários às fichas-resumos relativas à comunicação “Identifying and explaining the farming system composition of agricultural landscapes…”