Sumários
6ª aula
10 Março 2022, 14:30 • Maria João Prudêncio Rafael Canadas
2. Sistemas rurais e condicionantes do meio
Trabalho de grupo do “Colapso” (Tema 2) “Como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso”. Elaboração pelos grupos de alunos dos estudos de caso: (1) Anasazi e os seus vizinhos, (2) Ilha da Páscoa, (3) Vikings na Gronelândia, (4) Colapsos dos Maias, (5) Ruanda, (6) Haiti / República Dominicana
5ª aula
9 Março 2022, 08:15 • Maria João Prudêncio Rafael Canadas
1. Da agricultura ao rural. A noção de sistema rural Análise do espaço rural: Agricultura. Noções e conceitos: emprego agrícola (tempo parcial, profissionalização); modelo tecnológico (revoluções agrícolas, modernização, intensificação; eficiência energética); ajustamento estrutural (concentração das explorações, aumento da dimensão ou escala); estruturas agrárias (diferenciação na UE, PD versus PED). 2. Sistemas rurais e condicionantes do meio Trabalho de grupo do “Colapso” (Tema 2). Escolha de estudos de caso, indicações bibliográficas complementares e esclarecimento de dúvidas na realização do trabalho |
4ª aula
3 Março 2022, 14:30 • Maria João Prudêncio Rafael Canadas
2. Sistemas rurais e condicionantes do meio A relação entre os sistemas rurais e o meio ambiente. “Como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso” (Diamond, 2008) – Apresentação da grelha de leitura para o Trabalho de grupo do “Colapso” (Tema 2) e da lista dos estudos de caso. |
3ª aula
2 Março 2022, 08:15 • Maria João Prudêncio Rafael Canadas
1. Da agricultura ao rural. A noção de sistema rural
Análise do espaço rural. Floresta: Relação floresta-agricultura, funções da floresta, tipos de propriedade florestal.
Apontamento metodológico: construção social das categorias (propriedade pública / privada/ comunitária e livre acesso), comparação de fontes.2ª aula
24 Fevereiro 2022, 14:30 • Maria João Prudêncio Rafael Canadas
1. Da agricultura ao rural. A noção de sistema rural
Noções de espaço rural e sistema rural: Incultos, Floresta e Agricultura; População rural e urbana; Meio ambiente. O tempo longo na leitura da transformação das grandes categorias de uso do solo. Noção de transição florestal, fronteira e abandono agrícola.
Análise do espaço rural. Incultos: evolução da relação incultos-agricultura e das funções dos incultos.
Princípios metodológicos: importância dos conceitos na comparação de informação secundária de diferentes períodos ou fontes de informação; escalas de leitura na ocupação do espaço.