A Paisagem e sua condição - A formulação da Teoria de Arquitectura Paisagista enquanto disciplina
21 Setembro 2020, 14:30 • Maria Teresa Amaro Alfaiate
A paisagem enquanto conceito e espacialidade que pressupõe a presença do homem e da natureza em recíproca interacção. A paisagem enquanto entidade viva, cultural, e global.
A tipologia da paisagem e sua relação com a condição geográfica: relevo; condições geomorfológicas e litológicas; solo; água; vegetação; clima
As componentes naturais da paisagem na sua expressão e actuação sistémica. Contributos da Teoria Geral dos Sistemas -Bertanlaffy (1901 -1972,) e do conceito Homeostasis lançado pela ecologia - Walter Cannon (1871 1945). Sistemas e subsistemas- partes e contexto.
Paisagem e tempo- a paisagem e os seus vários tempos. Ciclos de vida associados aos materiais bióticos; ciclos e transformações associados a fenómenos abióticos, acontecimentos impredictíveis, registos culturais e memória.
Processos de formação e transformação da paisagem - sua intima relação com os seus conteúdos naturais e culturais. O papel determinante das comunidades humanas na leitura dos seus fluxos e potencial.
A paisagem enquanto evento espácio temporal- a ideia e funcionamento da paisagem e a sua expressão relacional
A fundação da arquitectura paisagista em Portugal e de uma cultura de Paisagem – Francisco Caldeira Cabral; Gonçalo Ribeiro: Conceitos, actuações de referência, planeamento da paisagem, legislação.